táticas infalíveis para começar a investir em ações

4

As dicas a seguir são do economista e colunista do InvestNews Samy Dana:

Investir em ações envolve riscos

1

As ações são um investimento de renda variável. Portanto, o investidor pode ganhar ou perder com esse tipo de aplicação.  Sendo assim, é importante ter cuidado com a autoconfiança exagerada, que leva a achar que sua estratégia é sempre vencedora.  Ao investir, você deve sempre deixar uma margem de segurança.

Antes de investir em ações, forme sua reserva de emergência

2

A reserva de emergência equivale a algo em torno de três a seis meses de suas despesas. Ela deve ser aplicada em investimentos conservadores, que podem ser resgatados em caso de emergência. A reserva evita que você se endivide diante de um imprevisto. Se você começar de cara com ações, corre o risco de ter que vender seus ativos em um momento desfavorável. É nessa hora que o investidor perde dinheiro.

Conheça os atalhos 

3

Se você não tiver tempo para estudar as ações com calma e afinco, existem dois atalhos interessantes. Você pode investir por um fundo de ações e delegar para um gestor a tarefa de passar o dia selecionando empresas. Outra opção é investir em ETF, fundo que replica o comportamento de um determinado índice, como o Ibovespa, que reúne as ações mais negociadas da bolsa de valores. 

Na hora de investir em ações, aprecie o assunto

4

Um bom ponto de partida para investir em ações pode ser selecionar papéis das empresas que você tem interesse. Assim, o hábito de acompanhar o comportamento da ação será mais prazeroso.