Colunistas

Por que ETFs que investem em ações não pagam dividendos?

Não receber proventos deste tipo de fundo não quer dizer que você sairá perdendo com seu investimento.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 4 min

Pergunta: Por que ETFs que investem em ações não pagam dividendos?

Resposta de Wander Vicente, CFP®*:

A primeira coisa que você precisa entender é que ETF (sigla em inglês para Exchange Trade Funds) é um tipo de investimento e, como tal, também tem as suas características e peculiaridades.

ETF é um tipo de investimento negociado em bolsa, que aplica seu recurso com base em algum índice de mercado como, por exemplo, índice Ibovespa, índice de títulos públicos do Brasil, índice de small caps (SMLL) e índice americano S&P 500. Enfim, existem diversas alternativas na hora de escolher qual ou EM quais ETFs você pode investir.

Investir em ETFs é escolher um modo passivo de investimento, com base na expectativa de crescimento e valorização de índices.

ETFs de índice de ações não pagam dividendos

Este é o cenário padrão de ETFs de índices de ações aqui no Brasil, pelo menos até o momento. Muito tem se falado sobre mudanças em relação a isso ainda em 2022.

Atualmente, os Fundos ETFs de índices de ações não pagam dividendos devido a uma característica importante neste tipo de investimento: a propriedade do ativo é do fundo e não do investidor pessoa física ou jurídica. Sendo assim, o poder de administrar (comprar e vender) é exclusivamente do fundo ETF.

Um fundo ETF compra ações ou títulos em nome do fundo e você, quando escolhe investir naquele fundo, compra na verdade cotas do fundo em si e não o ativo que ele possui. Considerando isso, quando uma ação paga dividendos, eles são somados ao patrimônio do fundo ETF, real detentor dos ativos.

Isso não quer dizer que você sairá perdendo

Se hoje os fundos ETFs de índices de ações não pagam dividendos, quais as vantagens deste tipo de investimento?

A primeira vantagem clara de um ETF é a possibilidade de você ter acesso a uma carteira diversificada de ativos através de um único ativo de investimento. Por exemplo, se você quiser investir nas 500 maiores empresas americanas, basta você comprar o ETF IVVB11 aqui no Brasil, pois esse ETF espelha os retornos do S&P 500, em moeda brasileira. Prático, não é?

A segunda vantagem se relaciona diretamente a primeira vantagem já que, para ter um ETF que replica o resultado de muito ativos, você executará uma única transação de compra e, com isso, o seu custo final (soma de taxas e emolumentos) será muito menor do que comprar ativo por ativo até replicar a composição do ETF.

A terceira vantagem é que, apesar de não existir uma legislação ou regulamentação que obrigue o gestor do fundo ETF distribuir dividendos para os seus cotistas, os dividendos recebidos pelo fundo são reaplicados no próprio fundo, o que acaba valorizando as cotas e, consequentemente, o seu patrimônio naquele investimento ao longo do tempo. Ou seja, você não recebe os dividendos diretamente, mas ganha com a reaplicação deles no fundo e a valorização das suas cotas. É um ganho indireto!

A quarta vantagem é que a reaplicação dos dividendos nos ativos do fundo permite que o gestor tenha a oportunidade de rebalancear o fundo estrategicamente, usando os novos recursos.

Orientação importante antes de investir em ETFs de índices de ações

Você precisa ter clareza que ETFs de índices de ações podem compor a sua carteira de investimentos, mas não devem ser a sua única forma de investimento. Uma carteira diversificada e com gestão profissional irá te ajudar a proteger o seu patrimônio e crescer de forma sustentável.

*Planejador Financeiro Fiduc.

*As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para pautas@investnews.com.br

Veja também:

Mais Vistos