Economia
11 assuntos quentes na economia e nos negócios para acompanhar na semana
Novo arcabouço fiscal será o grande foco da semana.
Um dos assuntos mais esperados na semana que se inicia neste domingo (21) é o andamento do projeto do novo arcabouço fiscal, que deve começar a ser discutido no plenário da Câmara na terça-feira (23), segundo o presidente da casa, Arthur Lira. Se aprovado pelos deputados, o texto segue para o Senado.
O regime de urgência foi aprovado na quarta por ampla maioria. Foram 367 votos favoráveis, 102 contrários e uma abstenção.
Além disso, na quinta-feira será divulgado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial. A mediana das previsões dos economistas indica que o índice terá aceleração tanto na comparação mensal, de 0,57% para 0,61%, quando na anual, de 4,16% para 4,18%. Caso os números se confirmem, será a primeira aceleração em cerca de um ano do dado acumulado em 12 meses.
“Alimentação deve ter alta mais forte, enquanto os custos de transporte devem ter desacelerado. As medidas de núcleo e difusão devem seguir desconfortáveis, compatíveis com inflação acima da meta”, disse a economista Adriana Dupita, da Bloomberg Economics.
Exterior
No cenário internacional, o mercado monitora as negociações para o teto da dívida dos EUA. A agenda americana destaca a ata do Fomc (comitê do Fed), na quarta-feira (24), além dos gastos dos consumidores dos Estados Unidos (PCE) e do PIB local.
“Esperamos que a ata do Fomc revele o quão unido – ou não – o comitê está em 5,25% como pico, e o PCE deve endossar a persistência da inflação”, diz a Bloomberg Economics.
James Bullard e outros dirigentes do Fed falam na semana. O banco central da China decide sobre juros de empréstimos de um e 5 anos neste domingo.
Segunda-feira (22)
- Boletim Focus
- Divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2022 pela Oi (OIBR3). A empresa adiou previamente a data informada, que era 26 de abril
Terça-feira (23)
- Arcabouço fiscal deve começar a ser discutido no plenário da Câmara
Quarta-feira (24)
- Ata do Fomc
- Afya, listada na Nasdaq, divulga balanço
- Raízen reúne analistas e investidores no Raízen Day 2023
- IGP-M mensal
Quinta-feira (25)
- Divulgação do IPCA-15. A mediana das previsões dos economistas indica que o índice terá aceleração tanto na comparação mensal, de 0,57% para 0,61%, quando na anual, de 4,16% para 4,18%
- Dia da Indústria, governo pode anunciar medidas para a indústria automotiva, segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin.
- PCE (gastos dos consumidores dos Estados Unidos)
- PIB dos Estados Unidos
*Com informações da Bloomberg
Veja também
- Americanos querem que Trump resolva imigração primeiro e desigualdade de renda na sequência
- PIB dos EUA cresce 2,8% no 3º trimestre impulsionado por gastos de defesa e consumo
- Dólar a R$ 6,00 e pressão sobre os juros: o contágio do ‘Trump trade’ para o Brasil
- O pacote de estímulos da China ainda não convenceu os economistas. A solução? Mais estímulos
- Após ataques de Israel ao Líbano, mísseis do Irã atingem território israelense