Economia
13 fatos na economia e nos negócios para acompanhar na semana
Mercado aguarda divulgação da inflação oficial brasileira e ata do Copom.
Semana será marcada pela divulgação da inflação oficial brasileira e da ata do Copom, após o Banco Central ter mantido na última quarta-feira a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano, pela sexta vez seguida.
O BC manteve a hipótese de alta dos juros caso a inflação não recue, mas admitiu que essa possibilidade é “menos provável”, o que levou o mercado a reforçar apostas em corte da Selic no segundo semestre.
A precificação de corte subiu para 34 pontos em setembro e 42 em novembro, contra 31 e 39, respectivamente, antes do Copom.
Além disso, o mercado monitora eventuais definições sobre novos diretores do Banco Central. ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avalia indicar seu secretário-executivo, Gabriel Galípolo, para uma das diretorias, disse uma fonte a par das discussões sob condição de anonimato.
A indicação seria o primeiro passo para Galípolo substituir Roberto Campos Neto, cujo mandato se encerra em dezembro de 2024.
O mercado aguarda também a divulgação do IPCA de abril, que sai na sexta-feira, e deve desacelerar para 0,54% na comparação mensal e 4,11% na anual.
Os custos de transporte devem desacelerar agudamente à medida que diminui o efeito da mudança do imposto de combustível, diz Adriana Dupita, da Bloomberg Economics.
Cenário externo
No exterior, investidores aguardam a divulgação do CPI americano, na quarta-feira. A estimativa mediana dos economistas é de que o dado mensal deve acelerar para 0,4%, mas o núcleo deve desacelerar levemente para 0,3%.
Segundo a Bloomberg Economics, o indicador deve apontar que a batalha contra a inflação está longe do fim. Falas de dirigentes do Fed como James Bullard e John Williams e a decisão do Banco da Inglaterra (BoE), que pode ser o último BC de país desenvolvido a manter o aperto, também são destaques. Em meio à derrocada dos preços do minério de ferro por receio sobre demanda, China divulga balança e inflação nos próximos dias.
Segunda-feira (08)
- Boletim Focus
- IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna)
- Balanço Itaú (ITUB4 ITUB3)
- Balanço BTG Pactual (BPAC11)
- Balanço Braskem (BRKM5)
Terça-feira (09)
- Ata do Copom
Quarta-feira (10)
- CPI (Índice de preços ao consumidor) dos Estados Unidos
- Produção industrial de março
Quinta-feira (11)
- Balanço Petrobras (PETR4 PETR3)
- Decisão de taxa de juros do Banco da Inglaterra
- Balanço da B3 (B3SA3)
- Balanço JBS (JBSS3)
Sexta-feira (12)
- IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de abril, que deve desacelerar para 0,54% na comparação mensal e 4,11% na anual
*Com informações da Bloomberg
Veja também
- Americanos querem que Trump resolva imigração primeiro e desigualdade de renda na sequência
- PIB dos EUA cresce 2,8% no 3º trimestre impulsionado por gastos de defesa e consumo
- Dólar a R$ 6,00 e pressão sobre os juros: o contágio do ‘Trump trade’ para o Brasil
- O pacote de estímulos da China ainda não convenceu os economistas. A solução? Mais estímulos
- Após ataques de Israel ao Líbano, mísseis do Irã atingem território israelense