Economia
3 fatos para hoje: Lula anuncia CEOs da Petrobras, BB e Caixa; B3 sem pregão
O futuro presidente da Petrobras deverá ser o senador Jean Paul Prates (PT-RN).
1 – Lula anuncia CEOs da Petrobras, BB e Caixa na sexta
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciará na sexta-feira os presidentes da Petrobras (PETR4), Banco do Brasil e da Caixa, disse o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta quinta-feira.
Questionado por jornalistas, ele afirmou que os anúncios serão feitos na sexta-feira, mas preferiu não adiantar os nomes.
O futuro presidente da Petrobras deverá ser o senador Jean Paul Prates (PT-RN), disseram à Reuters duas pessoas com conhecimento do assunto.
O nome do senador como escolhido pelo presidente eleito para comandar a Petrobras chegou a ser divulgado na semana passada pelo coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e integrante do governo de transição, Deyvid Bacelar.
Procurado, o PT não comentou o assunto.
Com mais de 25 anos de atuação no setor energético, Prates tem defendido que a Petrobras eleve seus investimentos em renováveis, em linha com outras petroleiras globais, e também na área de refino, em busca de segurança energética.
O senador também tem questionado a atual política de preços da Petrobras, que está atualmente alinhada às práticas do mercado internacional.
2- Novo governo diz que preço de combustíveis vão cair
Lula reiterou que os preços dos combustíveis vão cair no Brasil com a política adotada em seu governo e com a nova diretoria da Petrobras.
“Eu dizia que, para reduzir o preço de gasolina, do petróleo, do óleo e do gás, a gente não precisava mexer com o ICMS, poderia mexer com outras coisas. Bastava que a mesma mão que assinou o aumento assinasse a diminuição do aumento”, afirmou Lula, contrário à política de paridade de preços internacionais adotada hoje pela Petrobras.
“Isso queda do preço dos combustíveis vai acontecer a partir do momento que a gente montar também a diretoria da Petrobras. Ainda leva um tempo, porque tem toda uma legislação que rege as estatais e vamos então fazer”, acrescentou o presidente eleito, que deve indicar o senador Jean Paul Prates (PT-RN) para comandar a estatal.
Ao comentar a questão dos combustíveis, Lula se atrapalhou e reclamou de medidas provisórias editadas pelo atual governo a poucos dias do fim do mandato. Ele chegou a dizer que o presidente Jair Bolsonaro havia publicado uma MP prorrogando a desoneração dos impostos federais para os combustíveis, mas a assessoria do futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, esclareceu que a reclamação do petista se refere a uma MP da semana passada que trata da isenção de combustível para o setor aéreo, e outra de hoje sobre o preço de transferência de multinacionais.
3 – B3 sem pregão nesta sexta-feira
A B3 não vai funcionar nesta sexta-feira (30). O último pregão do ano na bolsa brasileira foi realizado ontem.
O penúltimo dia do ano é considerado feriado no mercado financeiro. As bolsas no exterior continuam negociando, mas algumas fecham mais cedo, como o caso da Austrália, Reino Unido e Nova Zelândia.
A B3 retomará as operações na próxima segunda-feira, 2 de janeiro, no horário habitual.
*Com Reuters
Veja também
- Após G20, Lula e Xi Jinping estreitam laços entre Brasil e China
- Chinesa SpaceSail fecha acordo com governo Lula e se prepara para competir com Starlink, de Elon Musk
- Apesar de rusgas, Brasil avança em plano para importar gás natural da Argentina
- O que Trump e Lula têm em comum: a queda de braço com o Banco Central
- Com fiscal sob pressão, Haddad cancela viagem à Europa a pedido de Lula