Economia
5 assuntos da economia para ficar de olho na 1ª semana de 2024
O mercado retorna do feriado prolongado de fim de ano na próxima terça-feira. Primeira semana de 2024 terá pesquisa Focus, resultado primário e vencimento de títulos no Brasil, além de payroll nos EUA, ata do Fed e PMI da China. Veja destaques:
Focus pós-IPCA-15
Os investidores acompanham eventuais ajustes nas expectativas de inflação na pesquisa Focus, que sai no dia 2 de janeiro, depois da surpresa negativa do IPCA-15 de dezembro. O índice superou todas as estimativas e pressionou os juros futuros. Outros indicadores importantes na semana são o IGP-DI, a produção industrial e o saldo em conta corrente.
Resultado fiscal
O resultado fiscal consolidado de novembro será divulgado no dia 5 e tem estimativa de déficit primário de R$ 35,6 bilhões. Dado do governo central veio pior que o previsto. O governo encaminhará medidas ao Congresso para repor o equilíbrio do orçamento do próximo ano, incluindo a reoneração gradual da folha e o limite para compensações tributárias das empresas, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
- Você sabe quem é Fernando Haddad? Conheça sua formação, cargos anteriores e mais
Swaps e títulos
O BC inicia em 2 de janeiro a rolagem dos swaps cambiais que vencem em 1 de março, com oferta de 16.000 contratos. A Ptax de sexta, no encerramento de dezembro, terá o mesmo valor desta quinta-feira, segundo a assessoria do BC. O ano de 2024 começará com um vencimento elevado de títulos federais, de cerca de R$ 300 bilhões em LTN e NTN-F, segundo dados do Tesouro, que retomará no dia 4 os leilões de prefixados.
Ata do Fed e payroll
A ata do Fomc sai no dia 3 de janeiro. Fala dovish de Jerome Powell após a última reunião do Fed animou os mercados, mas comentários posteriores de dirigentes recuaram na sinalização, segundo a Bloomberg Economics. Dois dias depois, sai o payroll de dezembro, com estimativa de leve desaceleração, para 170.000. Agenda cheia na semana ainda inclui ADP, ISM e JOLTS.
PMI na China e minério
As commodities podem reagir a dados de atividade na China. Os PMIs saem no dia 30. Entre 1 e 3 de janeiro, serão divulgados os PMIs Caixin industrial e de serviços. O minério de ferro caiu pela primeira vez em sete sessões nesta sexta-feira em Singapura com receios sobre o setor imobiliário chinês.
Veja também
- PIB dos EUA cresce 2,8% no 3º trimestre impulsionado por gastos de defesa e consumo
- Crescimento do PIB da América Latina deve desacelerar para 1,9% em 2024, afirma Banco Mundial
- Dívida bruta do Brasil deve estabilizar em cerca de 81% do PIB em 2028, diz chefe do Tesouro
- Equipe econômica vê alta do PIB de 2024 se aproximar de 3% e cita incerteza e risco inflacionário
- Relação da dívida pública pelo PIB avança para 77,8% em junho