Economia

A nova tacada do BC: Pix por aproximação com Google e Apple Pay

Segundo o presidente da autarquia, entre as razões que levam as pessoas a usarem o cartão de crédito no lugar do Pix esta a facilidade da ferramenta de aproximação

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 min

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta terça-feira (11) estar fazendo uma associação com Google Pay e Apple Pay para que seja possível fazer pagamentos com Pix por aproximação, usando o telefone celular.

Em evento promovido pelo Valor Capital Group, em São Paulo, Campos Neto afirmou que uma das razões que levam as pessoas a usarem o cartão de crédito no lugar do Pix é a facilidade da ferramenta de aproximação.

Na apresentação, ele também defendeu o diálogo entre países para que se avance em uma integração global de sistemas de pagamento instantâneo.

Campos Neto não comenta IPCA

No último dia sem restrições para comunicações por causa da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), na semana que vem, o presidente do Banco Central apenas tratou de temas ligados à tecnologia. Havia uma grande expectativa pela fala do comandante da instituição sobre assuntos macroeconômicos, principalmente depois que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio (0,46%) veio exatamente no teto das estimativas do mercado financeiro colhidas pelo Projeções Broadcast (de 0,32% a 0,46%).

Com a reunião na próxima semana, os dirigentes da autarquia ficam impedidos de se pronunciarem sobre assuntos relacionados à política monetária a partir da quarta-feira (12) anterior até a divulgação da ata do encontro, na terça-feira seguinte (18). Durante o evento, que era exatamente voltado para a tecnologia, Campos Neto falou sobre Pix, Open Finance e Drex, entre outros assuntos da área, tanto durante sua palestra quanto um debate com os governadores sobre o tema.

Mais Vistos