Economia
Auxílio emergencial: Caixa antecipa saque para beneficiários do 3º lote
Beneficiários nascidos de julho a dezembro, que integram este lote, vão poder sacar antecipadamente os recursos na próxima segunda e terça-feira
Pessoas que integram o 3º lote do auxílio emergencial (solicitaram o auxílio entre 1 e 26 de maio e foram aprovadas em junho) agora podem fazer o saque dos R$ 600 antecipadamente. A Caixa Econômica Federal anunciou hoje que cerca de 2,4 milhões de beneficiários do Lote 3 estão habilitados a sacar o recurso na segunda (13) e terça-feira (14) da próxima semana.
O que mudou?
As pessoas que integram o Lote 3 já tinham recebido o recurso no aplicativo Caixa Tem entre 27 de junho e 4 de julho. Contudo, fazer saques em dinheiro ou transferências para outros bancos seria possível apenas a partir do dia 6 de julho, seguindo calendário de aniversario. No calendário antigo, os nascidos em dezembro, por exemplo poderiam ter acesso ao saque apenas no dia 18 de julho. Mas, com a nova data agora será possível sacar o dinheiro no começo da próxima semana.
Veja quem já realizou o saque:
Aniversário | Data de saque |
Janeiro | 06 de julho |
Fevereiro | 07 de julho |
Março | 08 de julho |
Abril | 09 de julho |
Maio | 10 de julho |
Para quem faz aniversário entre julho e setembro os saques e transferências estão liberados nesta segunda-feira (13). Já para os nascidos de outubro a dezembro será possível fazer isso na terça-feira (14). Desta forma, segundo a Caixa, 2,4 milhões de pessoas não precisarão esperar até 18 de julho para ter o dinheiro. Veja como ficam o saques pendentes:
Como usar o Auxílio Emergencial?
Além de fazer o saque em dinheiro ou transferência a outros bancos, é possível utilizar o recurso depositado na poupança digital de outras formas. No aplicativo do Caixa Tem você pode:
- Pagar contas de água, luz e telefone
- Pagar boletos emitidos por qualquer instituição financeira. No entanto, a Caixa esclarece que estes boletos devem ser de serviços ou produtos adquiridos pelos clientes. Boletos para depositar dinheiro em contas, muito comuns em bancos digitais, não serão permitidos.
- Fazer compras em supermercados, padarias e farmácias por meio de maquininhas. Em média são 9 milhões de estabelecimentos que já oferecem esta alternativa.
- Usar um cartão de débito virtual para compras online. Segundo a Caixa, cerca de 1 milhão de sites na internet já aceitam o Caixa Tem.
Para usar o cartão de débito virtual do Caixa Tem para fazer compras pela internet, aplicativos e sites de estabelecimentos credenciados, o beneficiário precisa gerar um no aplicativo.
- Entre no Caixa Tem e clique no ícone Cartão de Débito Virtual
- Digite a sua senha do Caixa Tem
- Na sequência devem aparecer os dados: nome do cidadão, número e validade do cartão, código de segurança. Do lado do código clique em “Gerar”
- Agora seu cartão de débito virtual está disponível. O código de segurança vale apenas para alguma compra e estará disponível por alguns minutos. Para fazer uma nova compra é preciso gerar um novo código.
No aplicativo Caixa Tem também é possível fazer compras via QR Code. Este formato permite pagamento direto do celular para a maquininha do estabelecimento, sem precisar de cartão. Em média 9 milhões de estabelecimentos no Brasil já aceitam este tipo de pagamento.
Confira o passo a passo de como usar seu auxílio emergencial para pagamentos QR Code:
- Acesse o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção “Pagar na Maquininha”
- Automaticamente a câmera do celular vai se abrir. Aponte a câmera para o QRCode que aparece na maquininha.
- Confira o valor da compra e o estabelecimento e clique em “Confirmar”
- Na página do aplicativo aparecerá a opção “Tudo Certo”. O valor da compra será abatido do seu saldo total.