Economia

12 fatos quentes para acompanhar na semana

A semana começa com o primeiro debate presidencial do segundo turno, que será realizado neste domingo (16).

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 4 min

Os próximos dias serão movimentados em torno de expectativas para as eleições presidenciais, além de divulgações de indicadores nacionais e internacionais.

A semana começa com o primeiro debate do segundo turno, que será realizado neste domingo (16) com os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na segunda-feira (17), será divulgado o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB) do país, referente ao mês de agosto, e, após o fechamento do mercado, a mineradora Vale (VALE3) divulga o relatório de produção e vendas do terceiro trimestre.

Na terça-feira (18), a empresa de logística Sequóia (SEQL3) dará o pontapé inicial nas divulgações de balanços financeiros do 3º trimestre entre as empresas listadas na B3.

No exterior, são aguardadas as falas de dirigentes do Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, como James Bullard, Neel Kashkari e Charles Evans. Além disso, o mercado acompanha o encontro do Partido Comunista da China; a divulgação de inflação no Reino Unido e os balanços dos bancos americanos, que podem gerar volatilidade no mercado financeiro.

Confira abaixo sobre pelo menos 12 fatos quentes para acompanhar na semana:

Domingo (16)

Crédito: Arte/InvestNews
  • Primeiro debate presidencial do segundo turno, realizado por Band, CNN Brasil, UOL, Folha e TV Cultura, a partir das 20h.
  • Começa o 20º Congresso do Partido Comunista da China e se espera um terceiro mandato consecutivo para o presidente Xi Jinping. O minério de ferro teve a sequência mais longa de quedas semanais em quase um ano e investidores aguardam que a reunião traga mais pistas sobre estímulos.

Segunda-feira (17)

  • Mercado deve refletir a nova pesquisa do Datafolha que apontou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 49% das intenções de votos e Jair Bolsonaro (PL) com 44%, além dos impactos do primeiro debate presidencial do segundo turno.
  • Divulgação do boletim semanal Focus do Banco Central.
  • Divulgação do IBC-Br, prévia do PIB, referente ao mês de agosto, pelo Banco Central. A estimativa para o índice de atividade é de queda de 0,4% em agosto, contra alta de 1,17% em julho. No comparativo anual, índice deve subir 5,30%, ante 3,87% no mês anterior. O setor de serviços, que tem ajudado a pressionar a inflação, mostrou atividade acima do previsto em agosto.
  • Após o fechamento do mercado, a Vale divulga o relatório de produção e vendas do terceiro trimestre. A mineradora deve anunciar uma produção de minério de 87,2 milhões de toneladas no terceiro trimestre, segundo mediana da estimativa de cinco analistas consultados pela Bloomberg.
  • Divulgação do PIB chinês do terceiro trimestre, com expectativa de expansão de 3,4% sobre o mesmo período do ano passado. No mesmo dia, o país divulga números da indústria e varejo.
  • O banco americano Bank of America (BofA) divulga os resultados do terceiro trimestre.

Terça-feira (18)

  • Divulgação do Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) de outubro pela FGV.
  • A XP realiza sua assembleia geral anual.
  • O banco americano Goldman Sachs divulga seus resultados trimestrais.
  • A Sequóia dará o pontapé inicial nas divulgações de balanços do terceiro trimestre das empresas listadas na B3, após o fechamento do mercado. Confira o calendário completo.

Quarta-feira (19)

  • O Reino Unido divulgará números da inflação para setembro. A estimativa é que o CPI atinja os dois dígitos.

*Com informações da Bloomberg

Veja também:

Mais Vistos