Economia

Ficou sabendo? Vendas da Apple; previsão fraca da Amazon; lucro da Hypera

A receita da Apple no trimestre encerrado em 26 de março foi de 97,3 bilhões de dólares, um aumento de 8,6% em relação ao ano passado.

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Amazon faz previsão fraca

A Amazon (AMZO34) entregou um resultado trimestral decepcionante e divulgou perspectivas de desempenho abaixo do esperado pelo mercado nesta quinta-feira, mencionando custos mais altos de operação de centros de distribuição e logística. As ações da empresa desabaram 10% no pregão estendido.A Amazon projetou receita líquida de entre 116 bilhões e 121 bilhões de dólares para o segundo trimestre. Analistas esperavam 125,48 bilhões, segundo dados da Refinitiv.

Após registrar aumento de vendas durante a fase mais crítica da pandemia de Covid-19, as perspectivas da Amazon diminuíram. As despesas da empresa aumentaram, pois está pagando salários mais altos para atrair trabalhadores durante um período de escassez de mão de obra nos Estados Unidos.

Além disso, os preços mais altos dos combustíveis estão reduzindo a renda disponível dos consumidores, ao mesmo tempo em que torna a entrega de produtos mais cara para a Amazon.

A empresa elevou no fim do primeiro trimestre em 17% nos Estados Unidos o preço do seu clube de entrega rápida Prime, que já conquistou mais de 200 milhões de assinantes. Além disso, a empresa a partir desta quinta-feira impôs um reajuste médio de 5% relativo a custos de inflação de combustíveis para os vendedores de sua plataforma nos EUA.

A previsão para o segundo trimestre mostra que essas ações podem não ser suficientes. A empresa espera lucro operacional de 3 bilhões de dólares no atual trimestre, abaixo dos 7,7 bilhões obtidos um ano antes.

“Este foi um trimestre difícil para a Amazon, com tendências em cada área importante do negócio indo na direção errada e uma perspectiva fraca para o segundo trimestre”, disse o analista Andrew Lipsman, da Insider Intelligence.

Andy Jassy, ​​presidente-executivo da Amazon, disse que a empresa finalmente conseguiu preencher suas necessidades de pessoal e capacidade e centros de distribuição, mas ainda tem trabalho a fazer para melhorar a produtividade.

“Isso pode levar algum tempo, principalmente porque trabalhamos com pressões inflacionárias e da cadeia de suprimentos”, disse o executivo.

Na América do Norte, maior mercado da empresa, as vendas subiram 8%, enquanto as despesas operacionais subiram 16%, para 71 bilhões de dólares, resultando em um prejuízo operacional de 1,6 bilhão de dólares para a unidade no trimestre.

A divisão que Jassy dirigiu antes de se tornar presidente-executivo da companhia no ano passado, Amazon Web Services, tem sido tradicionalmente um ponto positivo da empresa. A unidade aumentou a receita em 37%, para 18,4 bilhões de dólares, ligeiramente acima das estimativas dos analistas.

Apple tem vendas trimestrais acima do esperado

A Apple (AAPL34) divulgou nesta quinta-feira recorde de vendas e lucro para um segundo trimestre fiscal, acima das estimativas de Wall Street, à medida que a empresa administrou o cenário de escassez de componentes eletrônicos e os consumidores compraram novos iPhones.

As vendas aumentaram 19% nas Américas e cerca de um dígito na Europa e na China, afirmou a empresa.

As ações da Apple subiam 2,3% nas negociações pós-mercado.

A Apple, que é a maior empresa do mundo em valor de mercado, pretende manter a alta demanda pelo iPhone e outros produtos enquanto eleva as vendas de serviços, incluindo assinaturas de música e vídeo.

Os últimos resultados mostram a companhia avançando em ambos os objetivos, já que bateu as expectativas de vendas para todas as unidades, com exceção de acessórios.

O vice-presidente financeiro da Apple, Luca Maestri, citou “forte demanda contínua por nossos produtos” e um recorde de vendas de serviços.

A receita da Apple no trimestre encerrado em 26 de março foi de 97,3 bilhões de dólares, um aumento de 8,6% em relação ao ano passado e superior à estimativa média dos analistas de 93,89 bilhões, segundo dados da Refinitiv.

A receita trimestral mundial com vendas de celulares foi de 50,6 bilhões de dólares, um aumento de 5,5% em relação ao ano anterior, e acima da estimativa média de 47,88 bilhões. O negócio de serviços, o segundo maior segmento da Apple depois dos iPhones, viu as vendas subirem 17%, para 19,8 bilhões de dólares, contra projeção média de 19,71 bilhões.

O lucro da Apple no trimestre foi de 25 bilhões de dólares, ou 1,52 dólar por ação, e superou as expectativas dos analistas de 23,2 bilhões de dólares, ou 1,43 dólar por papel.

A Apple também anunciou um aumento de 5% em seus dividendos e a aprovação do conselho de administração para recomprar 90 bilhões de dólares adicionais em ações. Maestri disse em entrevista que a guerra na Ucrânia afetou a receita diante da retirada da Apple da Rússia, mas recusou-se a especificar um valor. Ele disse que o impacto nas vendas seria maior no trimestre atual.

Questionado sobre o aumento da inflação, Maestri afirmou que a demanda, principalmente por iPhones, foi maior do que a empresa esperava no início do trimestre. A inflação estava afetando as despesas, disse ele.

O executivo citou que os serviços de loja de aplicativos, música, nuvem e Apple Care estabeleceram recordes de receita.

A Apple disse que as vendas do iPad caíram 2%, para 7,65 bilhões de dólares, devido às restrições na cadeia de suprimentos. Os números ainda assim vieram acima da estimativa média dos analistas de 7,14 bilhões de dólares.

A receita de computadores Mac, que também enfrenta problemas na cadeia de suprimentos, aumentou 14,7%, para 10,4 bilhões de dólares, em comparação com expectativa 9,25 bilhões.

Já a receita com acessórios incluindo com caixas de som e relógios subiu 18%, para 8,8 bilhões de dólares, abaixo das estimativas de 9,05 bilhões.

A Apple disse que agora tem 825 milhões de assinantes pagantes em sete serviços, um aumento de 40 milhões em relação aos 785 milhões do último trimestre. O crescimento ocorre enquanto rivais como a Netflix relatam perdas de usuários.

Hypera lucra mais no 1º tri

A Hypera (HYPE3) teve aumento do lucro no primeiro trimestre, uma vez que o crescimento das vendas acima da média do mercado compensou o efeito de maiores despesas financeiras.

A fabricante das marcas Rinosoro e Dramin informou nesta quinta-feira que seu lucro líquido de janeiro a março somou 349,5 milhões de reais, alta de 13,6% sobre mesma etapa de 2021.

A receita líquida no trimestre atingiu 1,49 bilhão de reais, crescimento de 27,6% ano a ano, fortalecida pela expansão das vendas orgânicas e pela adição de marcas compradas da Takeda.

Na outra ponta, as despesas com vendas, administrativas e gerais cresceram 23,9% ano a ano, a 166,9 milhões de reais, mas caíram 0,4 ponto percentual como proporção da receita líquida.

Com isso, o resultado operacional medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) das operações continuadas cresceu 39,7%, para 505,7 milhões de reais. A margem Ebitda cresceu 3 pontos percentuais, para 33,9%.

Por outro lado, o resultado financeiro ficou negativo em 173,6 milhões de reais, peso 132% maior no comparativo anual, resultado do aumento das despesas com juros, e do maior endividamento da companhia.

A Hypera adicionou que deve se beneficiar neste segundo trimestre da aprovação regulatória para reajuste dos preços dos medicamentos em até 10,9% no Brasil, que contribuirá para compensar “parte das pressões inflacionárias registradas nos últimos 12 meses em seus custos e despesas operacionais”.

Além disso, a operação deste trimestre passará a computar as vendas de produtos comprados da Sanofi em 2021, que inclui marcas como AAS, Naturetti e Cepacol.

Assim, a Hypera reafirmou suas projeções financeiras estipuladas para 2022.

Executivos da companhia discutem com analistas os números do trimestre e projeções de desempenho na sexta-feira às 11h (horário de Brasília).

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