Economia
Ficou sabendo? Azul inaugura voo de BH a Fort Lauderdale; recessão nos EUA
E mais: Produtores de lítio alertam que suprimento global pode não atender à demanda de veículos elétricos.
Azul inaugura voo de Belo Horizonte à cidade de Fort Lauderdale, na Flórida
A Azul (AZUL4) inaugura nesta sexta-feira uma nova rota que conecta Belo Horizonte com Fort Lauderdale, no Estado norte-americano da Flórida, informou a companhia aérea em comunicado.
Serão três voos semanais com destino ao condado nos Estados Unidos, às terças, sextas-feiras e domingos, partindo do BH Airport. Os voos dos Estados Unidos à capital mineira acontecerão às segundas, quintas-feiras e sábados.
Segundo o diretor de operações do BH Airport, Herlichy Bastos, a retomada da rota direta para os EUA era um desejo antigo dos mineiros. Fort Lauderdale fica ao norte de Miami.
A Flórida é um dos principais destinos dos brasileiros nos Estados Unidos.
Janet Yellen vê menor chance de recessão nos EUA
A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, vê um menor risco de seu país entrar em recessão e sugeriu que uma desaceleração nos gastos dos consumidores pode ser o preço a pagar para encerrar a campanha de combate à inflação.
Sobre a possibilidade de uma recessão, Yellen disse que, em sua visão, as chances de isso acontecer diminuíram, “porque olhe para a resiliência do mercado de trabalho, e a inflação está caindo”, afirmou em entrevista à Bloomberg News na quinta-feira.
“Não vou dizer que não seja um risco, porque o Fed está apertando a política”, destacou, em referência aos 10 aumentos dos juros aplicados pelo Federal Reserve desde março de 2022, com potencialmente mais por vir.
Produtores de lítio alertam que suprimento global pode não atender à demanda de veículos elétricos
Os produtores de lítio estão cada vez mais preocupados com o fato de que atrasos nas licenças de minas, escassez de mão de obra e inflação possam prejudicar a capacidade de fornecer metal de bateria suficiente para atender aos cronogramas das montadoras.
Outrora um metal de nicho usado principalmente em cerâmica e produtos farmacêuticos, o lítio é agora um dos metais mais procurados do mundo devido aos planos agressivos de eletrificação da Stellantis, Ford e outras montadoras.
“Você pode acabar em uma situação de crise em que as empresas de baterias não têm a segurança da matéria-prima (de lítio)”, disse Stu Crow, presidente da Lake Resources , esta semana durante o evento Fastmarkets Lithium and Battery Raw Materials, em Las Vegas.
(*Com informações de Reuters e Bloomberg.)
Veja também
- Ações da Azul disparam após empresa garantir acordo para reduzir endividamento
- Mesmo com acordo, Azul encontra dificuldades para levantar dinheiro
- Azul corre para levantar recursos após acordo com arrendadores
- Azul recebe avião Airbus A330 após acordo com credores
- Azul faz acordo de R$ 3 bilhões com mais de 90% de credores