Economia

Ficou sabendo? Elon Musk planeja visita à China; perspectivas para IPOs

E mais: BMW aposta em design e reciclagem para reduzir custos de baterias.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

Elon Musk planeja visita à China e quer reunião com premiê, diz Reuters

Elon Musk in 2020. Créditos: Andrew Harrer/Bloomberg

O presidente-executivo da Tesla (TSLA34), Elon Musk, está planejando visitar a China ainda em abril e quer uma reunião com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, disseram à Reuters duas pessoas com conhecimento sobre o planejamento da viagem.

A China é o segundo maior mercado da Tesla depois dos Estados Unidos e sua fábrica em Xangai é o maior centro de produção da fabricante de veículos elétricos.

Uma visita de Musk marcaria sua primeira viagem à China desde a pandemia de Covid-19 e desde que Xi Jinping garantiu um terceiro mandato como presidente da China. Antes de Li se tornar primeiro-ministro, em março, ele atuou como secretário do Partido Comunista em Xangai, supervisionando a construção e a inauguração da fábrica da Tesla.

IPOs em todo mundo enfrentam dúvidas com crise bancária e temores de recessão

Uma crise bancária e os temores de uma recessão têm diminuído as perspectivas para as ofertas públicas iniciais (IPOs) este ano, levando empresas a desacelerar seus planos de abrir capital, o que deve resultar em taxas mais baixas para bancos de investimento.

Apesar de uma recuperação na captação de recursos e na atividade de negociação em bloco, o volume acumulado de IPOs no ano chegou ao patamar mais baixo desde 2019. As flutuações do mercado acionário em todo o mundo levantaram quase 26 bilhões de dólares até agora, de acordo com dados da Dealogic.

O desempenho fraco de alguns IPOs, incluindo o do provedor alemão de hospedagem na web Ionos, combinado com a liquidação no mercado de ações desencadeada pelo colapso do Silicon Valley Bank, tem forçado várias empresas a adiar os planos para sua primeira venda de ações.

BMW aposta em design e reciclagem para reduzir custos de baterias

BMW está apostando em design e reciclagem eficientes para reduzir os custos das baterias e está evitando investir em mineração, disse o chefe de finanças da empresa nesta sexta-feira, diferenciando-se de alguns concorrentes que estão investindo fundo na cadeia de suprimentos.

A BMW tem seu próprio centro de pesquisa de células de bateria na Alemanha, mas deixou o desenvolvimento em larga escala para parceiros, fazendo pedidos multibilionários à CATL e EVE Energy para produzir células de bateria na China e na Europa.

(*Com informações da Reuters.)

Mais Vistos