Siga nossas redes

Estamos enfrentando problemas na leitura da API responsável por mostrar dados nesta página, o que pode afetar a exibição de informações atualizadas. Nossa equipe está trabalhando na resolução do problema. Enquanto isso, você pode continuar navegando normalmente.

Tesla

A Tesla Inc é uma empresa americana que projeta, produz e vende carros elétricos autônomos e também sistemas de geração e armazenamento de energia. A companhia tem suas ações negociadas na bolsa de valores Nasdaq (EUA) sob o ticker TSLA. Os brasileiros podem investir na empresa por meio do BDR da Tesla, negociado na B3. Confira abaixo a cotação da TSLA34 e saiba mais sobre dividendos desse BDR.

História da Tesla

A Tesla foi fundada em 2003 pelos engenheiros Martin Eberhard e Marc Tarpenning em San Carlos, Califórnia. No entanto, foi com a chegada de Elon Musk em 2004, que a empresa ganhou notoriedade e destaque com investidores. O nome da empresa é uma homenagem ao inventor e engenheiro eletricista Nikola Tesla.

Em 2016, a empresa anunciou que todos os seus carros teriam o hardware necessário para que o motorista não precisasse tocar no volante. Assim, os veículos possuem câmeras 360º, sensores e radares para dirigir de forma autônoma mesmo sob chuva, nevoeiro ou poeira. Em março de 2020, a Tesla alcançou a marca de 1 milhão de veículos elétricos produzidos. Além disso, suas baterias correspondiam a 81% do mercado nos Estados Unidos no primeiro semestre daquele ano.

Quem são os acionistas da Tesla

O maior acionista da Tesla individualmente é Elon Musk, com cerca de 17% da empresa (em maio de 2022). Entretanto, a companhia tem diversos investidores institucionais, como The Vanguard Group (5,98%), Capital Research & Management (3,55%) e BlackRock Fund Advisors (3.46%). Em seguida, aparecem ainda SSgA Funds Management (3,14%), Geode Capital Management (1,39%), Jennison Associates (0,99%) e Fidelity Management & Research (0,96%). Por fim, para fechar a lista dos 10 maiores investidores institucionais (em maio de 2022), estavam: Baillie Gifford & Co (0,95%), Northern Trust Investments (0,85%), T. Rowe Price Associates (0,79%).

TSLA34 paga dividendos?

A TSLA34 nunca pagou dividendos, não porque seja uma BDR, mas porque a empresa não tem esse costume. Diferentemente do Brasil, as empresas americanas não são obrigadas a pagar dividendos. Elas podem usar o lucro para reinvestimentos.