Siga nossas redes

Política de Privacidade

Nosso objetivo é acabar com a complexidade e, por isso, tentamos deixar essa Política de Privacidade (“Política de Privacidade”) o mais simples possível – mas, caso ainda tenha dúvidas, nossos canais de atendimento indicados abaixo estão à sua disposição.

Esta Política de Privacidade foi criada para mostrar o nosso compromisso em sempre tratar os seus dados pessoais com segurança, privacidade e transparência.

Esta Política de Privacidade descreve os dados pessoais que coletamos, como eles são usados, armazenados e compartilhados e os seus direitos em relação a esses dados. Recomendamos a leitura atenta.

Introdução

Quando você utiliza os nossos serviços, você nos fornece os seus dados pessoais para que possamos viabilizar a contratação de nossos produtos e serviços e também para te entregar a melhor experiência possível. Como em todas as empresas do Nubank, privacidade, segurança e transparência são valores fundamentais e sempre adotaremos as melhores práticas para garantir a confidencialidade e integridade dos seus dados pessoais.

Além disso, burocracia, letras miúdas e asteriscos não fazem parte da nossa missão. Por isso, desenvolvemos essa Política de Privacidade para explicar, de uma forma clara, simples e objetiva, as nossas práticas, como os seus dados pessoais são tratados e por que pedimos eles.

Ao aceitar os termos dessa Política de Privacidade, você está ciente de que a Nu Brasil Serviços Ltda. (“Nu Serviços”) atuará como controlador dos seus dados pessoais, ou seja, o responsável por tomar as decisões sobre o tratamento dos seus dados pessoais.

Dependendo dos serviços contratados, a controladora dos seus dados poderá ser outras empresas do grupo Nubank, como por exemplo:

a Nu Pagamentos S.A., CNPJ nº 18.236.120/0001-58, com sede na Rua Capote Valente, nº 39, CEP 05409-000, cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, que é a responsável por diversos produtos do Nubank, como o cartão Ultravioleta;

a Nu Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliário LTDA, CNPJ nº 39.544.456/0001-58, com sede na Rua Capote Valente, nº 120, CEP 05409-000, cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, empresa com a qual a empresa aplica o questionário de perfil do investidor; e

a Nu Financeira S.A. – Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento, inscrita no CNPJ sob o nº 30.680.829/0001-43 com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Rua Capote Valente, nº 120, Pinheiros, CEP 05409-000, que é a responsável, por exemplo, pela concessão de crédito, e que oferece alguns produtos, como os empréstimos pessoais.

Após a leitura desta Política de Privacidade, se você tiver dúvidas, reclamações, quiser exercer os direitos relacionados aos seus dados pessoais ou se comunicar conosco sobre esse assunto, você pode entrar em contato conosco pelos nossos canais de atendimento ou contatar o nosso encarregado (DPO) pelo e-mail [email protected].

1. Aplicação

Cada vez que você ler um termo iniciado em letra maiúscula nesta Política, significa que ele é um termo com significado definido especificamente.

Toda vez que houver menção aos termos “Nu Serviços”, “nós” ou “nossos”, estamos nos referindo a Nu Serviços; da mesma forma, toda vez que houver menção aos termos “você”, “seu”, “sua”, estamos nos referindo a Você.

Esta Política de Privacidade é aplicável a todos os usuários e clientes da InvestNews no Brasil. Nós coletamos os seus dados pessoais sempre que você:

Contratar ou usar qualquer um dos nossos produtos ou serviços;

Navegar no website do InvestNews;

Se inscrever na newsletter do InvestNews;

Entrar em contato conosco pelos nossos canais de atendimento;

Participar de pesquisas ou campanhas promocionais realizadas por nós ou por outras  empresas do grupo do Nubank.

Clientes do InvestNews: pessoas naturais que efetivamente contratem, utilizem ou acessem um ou mais serviços ou produtos do InvestNews ou do Nubank (seja para você mesmo ou para sua pessoa jurídica);

Prospectos: pessoas naturais prospectadas pelo Nubank que já tenham solicitado a contratação de um dos serviços ou produtos do grupo, mas que não tenham se tornado um cliente por qualquer motivo.

Esta Política de Privacidade também é aplicável a outras formas de coleta de dados pessoais por nós, que permitem a prestação ou o aprimoramento dos nossos serviços. Por exemplo, podemos coletar informações por meio de parceiros ou relativas às nossas tecnologias. Todas as formas de coleta e os usos dos seus dados pessoais estão descritos nesta Política de Privacidade.

As práticas descritas nesta Política de Privacidade só se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”).

2. Quais dados pessoais coletamos

Ao solicitar, contratar ou usar os nossos produtos ou serviços, você nos fornece, e nós coletamos, alguns dados pessoais relacionados a você. Desde o momento em que você interage conosco, nós coletamos os seus dados pessoais. Em alguns casos, você nos fornece diretamente os seus dados pessoais, mas também podemos coletar seus dados de maneira automática ou de terceiros.

Além disso, nós também recebemos alguns dados pessoais enviados por parceiros que contratamos para finalidades específicas (como para reforçar nosso controle contra fraudes), para que possamos cumprir com obrigações legais ou com a regulamentação aplicável e outras finalidades que serão detalhadas mais adiante.

Ao aceitar os termos desta Política de Privacidade, você concorda expressamente em fornecer apenas dados pessoais verdadeiros, atuais e precisos e em não alterar a sua identidade ou seus dados pessoais de qualquer forma no acesso e na utilização dos nossos produtos ou serviços. Você será o único responsável pelas informações falsas, desatualizadas ou imprecisas que nos fornecer diretamente.

Esses são os seus dados pessoais que coletamos, divididos por categorias:

Dados cadastrais

CPF, nome, sobrenome, data de nascimento, nome da mãe, endereço, comprovante de residência, gênero, estado civil, profissão, filiação, naturalidade, nacionalidade, RG, estado civil, declaração de US Person e de pessoa politicamente exposta, dados bancários, informações relacionadas a sua ocupação profissional (se trabalha, qual é a ocupação profissional e dados do empregador), situação financeira patrimonial, informações de contato (ex.: e-mail, número do celular), dentre outros dados;

Caso você escolha se conectar conosco utilizando suas mídias sociais, teremos acesso apenas às permissões que lhe forem concedidas, tais como: a) dados referentes às suas redes, seguidores, endereço de e-mail ou outras permissões; b) nome, foto de perfil, gênero, idade, idioma, país e outras informações públicas, lista de amigos e outras permissões em redes sociais.

Dados relacionados ao perfil do investidor

Para cumprir requisitos regulatórios, coletamos algumas informações sobre o seu perfil de investidor a partir de algumas perguntas, como o período que você pretende resgatar os investimentos, a sua aptidão ou aversão a riscos financeiros, o objetivo dos seus investimentos, a frequência que você investe parte da sua renda, o nível de conhecimento sobre investimentos, entre outras questões.

Dados relacionados ao uso de nossos produtos e serviços

Dados de contratação de produtos e serviços;

Dados sobre transações e movimentações financeiras nas suas contas;

Histórico de aplicações financeiras, rendimentos e transferências;

Notas de corretagem e extrato da conta;

Histórico de atendimento ao cliente;
Dados relacionados à custódia dos ativos (ações e/ou títulos públicos).

Dados relacionados ao dispositivo e à navegação

Dados coletados enquanto você utiliza os nossos serviços, inclusive através da sua navegação nas nossas plataformas, como dados sobre a localização derivada do seu endereço de IP ou outros meios, geolocalização e outras informações de localização em tempo real, dados técnicos, como os computadores, telefones e outros dispositivos por meio do(s) qual(is) você instala ou acessa os Serviços, o tipo de conexão de rede (por exemplo, Wi-Fi, 3G, LTE) e o desempenho do provedor, da rede e do dispositivo, e o tipo do navegador, o sistema operacional e a versão do aplicativo utilizado, quando aplicável; ou mesmo gerados a partir de qualquer interação entre você e outros usuários, ou sistema e funcionalidades nossos, ou outras entidades a ele vinculadas mediante contrato ou vínculo técnico, por meio dos serviços oferecidos.

Dados públicos

Podemos coletar informações sobre você que estejam disponíveis publicamente ou que foram tornadas públicas por você;

Informações sobre menções ou interações conosco;

Depoimentos referentes a nós postados em perfis e páginas nas redes sociais, juntamente com seu nome e imagem (incluindo fotos de perfil).

Dados adicionais

Na forma e nos limites permitidos pela lei, e quando necessário para nossos serviços, podemos coletar dados adicionais, de acordo com as disposições desta Política de Privacidade, dos Termos de Uso e da Política de Privacidade do Nubank.

3. Qual é a forma de coleta de dados pessoais

Coletamos os seus dados pessoais das seguintes formas:

Informações que você compartilha conosco

No momento da criação da conta no InvestNews, você nos fornece alguns dados pessoais, como os dados cadastrais, financeiros e de perfil do investidor, a fim de viabilizar a prestação dos nossos serviços a você.

Quando você acessa os nossos serviços 

Por meio de cookies e outras tecnologias similares, são coletados dados como visualização de páginas e aparelhos e dispositivos usados para navegação, bem como informações referentes ao uso de determinadas funcionalidades dos serviços por você.

Quando você utiliza os nossos serviços

A partir da sua interação com o nosso aplicativo ou websites.

De empresas que pertencem ao grupo econômico do Nubank

Ou que são operadas pelo Nubank, de acordo com os seus respectivos termos de uso e políticas de privacidade.

Envio de informações por terceiros

Dados obtidos através de terceiros, como por conta de parcerias estabelecidas para viabilizar o desenvolvimento de determinados serviços nossos.

4. Como usamos seus dados pessoais

Utilizamos os seus dados pessoais para poder prestar um serviço de alta qualidade e oferecer os melhores produtos a você. Detalhamos a seguir as finalidades para as quais utilizamos os seus dados pessoais:

Dados pessoais informados pelo titular

Finalidades:

Prestação dos serviços e oferecimento dos produtos contratados;

Identificação, autenticação e verificação de requisitos para contratação dos nossos serviços e produtos;

Autenticação de transações financeiras;

Atendimento de solicitações e dúvidas;

Contato por telefone, e-mail, SMS, WhatsApp, ou outros meios de comunicação, inclusive para envio de notificações ou push de uso dos nossos;

Envio de comunicações;

Aprimoramento dos serviços prestados pelas empresas do grupo Nubank, inclusive com o cruzamento de informações sobre produtos contratados por pessoa física e por pessoa jurídica para oferecimento de novos produtos e serviços do grupo;

Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos nossos produtos e serviços, ou de nossos parceiros, inclusive com viabilização de ofertas e envio de informações sobre produtos, serviços, novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes para a manutenção do relacionamento com você;

Envio de WOW (um presente, uma carta ou um mimo que pode ser enviado quando há uma conexão entre cliente e o nosso atendimento);

Proteção ao crédito, incluindo concessão de crédito e aumento de limite;

Prevenção e resolução de problemas técnicos ou de segurança;

Auditoria para fins de operações societárias, como fusão, aquisição ou venda dos nossos ativos, grupo econômico, ou de parte de cada um deles, e transferir as informações para o novo proprietário, caso a propriedade ou o controle do total ou de uma parte nossa ou dos nossos ativos seja alterado;

Investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos, fraudes, crimes financeiros e garantia da segurança dos clientes do grupo Nubank e do sistema financeiro;

Exercício regular de nossos direitos e de outras empresas do grupo Nubank, inclusive apresentando documentos em processos judiciais, administrativos e arbitrais, se necessário;

Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
Cumprimento de obrigação legal ou regulatória, com destaque para as exigências da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), do Banco Central (BACEN), BSM Supervisão de Mercados, ANBIMA e SUSEP.

Dados sobre o perfil do investidor

Finalidades:

Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;

Disponibilizar produtos e serviços que sejam adequados ao seu perfil do investidor;

Marketing, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos nossos produtos e serviços, e envio de informações sobre produtos, serviços, novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes para o seu perfil de investidor.

Dados biométricos

Finalidades:

Prevenção à fraude e garantia da sua segurança nos processos de autenticação no acesso ao aplicativo.

Dados pessoais que coletamos de terceiros

Finalidades:

Melhoria de nossos produtos e serviços;

Marketing, prospecção, pesquisas de mercado e de opinião;

Prevenção e resolução de problemas técnicos ou de segurança;

Investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos, fraudes, crimes financeiros e garantia da segurança dos nossos clientes e do sistema financeiro;
Cumprimento de obrigação legal ou regulatória, por exemplo, para manutenção do seu cadastro atualizado ou cumprimento de obrigações legais e/ou regulatórias impostas a nós, incluindo normas de Conheça seu Cliente, Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo e outras.

Dados de navegação e do dispositivo

Finalidades:

Prestação dos serviços, oferecimento dos produtos contratados e aperfeiçoamento do uso e experiência com o nosso aplicativo e sites nossos e do nosso grupo econômico;

Operacionalização de novos produtos e serviços;

Recomendação de novos serviços, produtos ou funcionalidades do aplicativo, inclusive serviços de parceiros que possam te interessar;

Exibição de publicidade, seja no nosso site, redes sociais ou em sites de terceiros;

Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços;

Dados de geolocalização para sua segurança – por exemplo, identificando acessos suspeitos a conta;

Investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos, fraudes, crimes financeiros e garantia da segurança dos nossos clientes, empresas do nosso grupo econômico e do sistema financeiro;

Exercício regular de nossos direitos ou das empresas do grupo Nubank, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;

Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

Dados pessoais originados do uso dos nossos produtos e serviços

Finalidades:

Prestação dos serviços e oferecimento dos produtos contratados;

Autenticação de transações, atendimento e suporte ao cliente;

Aprimoramento dos serviços prestados por nós, inclusive com o cruzamento de informações sobre produtos contratados por pessoa física e por pessoa jurídica por nós  ou empresas do grupo Nubank para oferecimento de novos produtos e serviços;

Desenvolvimento de novos produtos e serviços a serem oferecidos por empresas do Nubank e geração de conhecimento para inovação ou desenvolvimento de novos produtos;

Testes para aprimoramento dos nossos modelos, serviços e produtos

Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos nossos produtos e serviços, ou de nossos parceiros ou empresas do grupo Nubank, inclusive com viabilização de ofertas e envio de informações sobre produtos, serviços, novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes para a manutenção do relacionamento com você;

Envio de WOW (um presente, uma carta ou um mimo que pode ser enviado quando há uma conexão entre cliente e o nosso atendimento);

Proteção ao crédito, incluindo concessão de crédito e aumento de limite;

Prevenção e resolução de problemas técnicos ou de segurança e monitoramento de uso e performance dos nossos serviços e produtos ;

Auditoria para fins de operações societárias, como fusão, aquisição ou venda dos nossos ativos, nosso grupo econômico, ou de parte de cada um deles, e transferir as informações para o novo proprietário, caso a propriedade ou o controle do total ou de uma parte nossa ou nossos ativos seja alterado;

Investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos, fraudes, crimes financeiros e garantia da segurança dos nossos clientes, nosso grupo econômico e do sistema financeiro;

Exercício regular de nosso direitos ou das empresas do grupo Nubank, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;

Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;

Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

Dados públicos

Finalidades:

Divulgação dos nossos produtos e serviços em redes sociais, websites, aplicativos ou materiais institucionais e publicitários;

Envio de WOW (um presente, uma carta ou um mimo que pode ser enviado quando há uma conexão entre cliente e o nosso atendimento);

Investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos, fraudes, crimes financeiros e garantia da segurança dos nossos clientes, das empresas do Nubank e do sistema financeiro;

Exercício regular de nossos direitos ou das empresas do grupo Nubank;

Cumprimento de obrigações legais e/ou regulatórias impostas a nós, incluindo normas de Conheça seu Cliente, Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo e outras.

5. Compartilhamento de dados pessoais

Poderemos compartilhar os seus dados caso você solicite. O compartilhamento dos seus dados também poderá ser feito com empresas do grupo econômico do Nubank, com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos nossos negócios e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

Abaixo preparamos um resumo dividido por categorias com os tipos de fornecedores com quem normalmente compartilhamos seus dados pessoais:

Outras empresas do grupo Nubank

Finalidades do compartilhamento:

Prestação de serviços e oferecimento dos produtos contratados para o cliente;

Operacionalização e oferta de novos serviços e produtos;

Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos nossos produtos e serviços;

Proteção ao crédito, incluindo concessão de crédito e aumento de limite;

Prevenção e resolução de problemas técnicos ou de segurança;

Investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos, fraudes, crimes financeiros e garantia da segurança dos nossos clientes, das empresas do grupo Nubank e do sistema financeiro;

Exercício regular de nossos direitos ou das empresas do grupo Nubank;

Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

Parceiros de negócios, prestadores de serviço e outros terceiros

Tais como: fornecedores de serviços de tecnologia da informação, de atendimento ao consumidor, de comunicação, de serviços estatísticos, de pesquisas, marketing, serviços financeiros e de meios de pagamentos; agências de crédito, de prevenção a fraudes, bancos, instituições financeiras, empresas de auditoria e outros terceiros.

Finalidades do compartilhamento:

Aprimoramento dos nossos serviços, website e aplicativo e operacionalização de novos produtos ou serviços;

Auxílio na prestação dos serviços que entregamos a você, por exemplo, confecção e entrega do seu cartão;

Contato por telefone, e-mail, SMS, WhatsApp, notificação push ou outros meios de comunicação;

Auxílio no desenvolvimento e oferta dos nossos produtos financeiros;

Checagem da sua identidade e elegibilidade para contratar os nossos serviços, e reavaliações periódicas, possibilitando o eventual convite proativo a prospectos;

Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos nossos produtos e serviços;

Proteção ao crédito, incluindo concessão de crédito e aumento de limite;

Prevenção e resolução de problemas técnicos ou de segurança;

Investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos, fraudes, crimes financeiros e garantia da segurança dos nossos clientes, das empresas do grupo Nubank e do sistema financeiro;

Exercício regular de nossos direitos ou das empresas do grupo Nubank;

Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;

Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

Autoridades e órgãos reguladores

Finalidades do compartilhamento:

Investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos, fraudes, crimes financeiros e garantia da segurança dos nossos clientes, das empresas do grupo Nubank e do sistema financeiro;

Exercício regular de nossos direitos ou das empresas do grupo Nubank, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;

Cumprimento de ordem judicial, atendimento de solicitação de autoridade competente ou órgão fiscalizador;

Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

Mediante sua solicitação

Finalidades do compartilhamento:

Garantir a transparência na nossa relação com você;

Envio de notificações não obrigatórias por e-mails, push, WhatsApp e SMS.

Além disso, ao utilizar nosso aplicativo ou navegar em nossos websites, você pode ser redirecionado para sites ou aplicativos de terceiros. Depois que você for redirecionado para um site ou aplicativo de terceiros, as práticas de privacidade serão regidas pelas políticas de privacidade e pelos termos de uso desses terceiros. Não podemos controlar ou nos responsabilizar pelas práticas e conteúdo de privacidade de terceiros. Leia atentamente as políticas de privacidade aplicáveis para entender como eles coletam e processam seus dados.

6. Retenção e exclusão dos seus dados pessoais

Enquanto você for um Cliente ou Prospecto nosso, durante o uso dos nossos produtos e serviços e por todo o período em que armazenarmos seus dados pessoais, eles serão mantidos em ambiente seguro e controlado.

Quando aplicável, e mesmo após o término da sua relação conosco, podemos armazenar os seus dados pessoais por um período adicional de tempo para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de nossos direitos ou das empresas do grupo Nubank ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados. Por exemplo, podemos armazenar seus dados para cumprir com obrigações impostas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Banco Central (BCB), BSM Supervisão de Mercados, ANBIMA e SUSEP, e também para preservar nossos direitos em ações judiciais.

7. Seus direitos como titular de dados pessoais

Você, como titular de dados pessoais, pode exercer seus direitos frente aos controladores dos seus dados pessoais. Nós disponibilizamos os mecanismos detalhados abaixo para que você entenda de forma clara e transparente como exercer seus direitos e nossa equipe estará pronta para atender eventuais solicitações.

Elencamos abaixo quais são esses direitos:

Confirmação da existência de tratamento de dados pessoais

O fato de você ser nosso Cliente já significa que nós fazemos o tratamento dos seus dados pessoais, mesmo que esse tratamento seja, entre outros, o armazenamento de dados pessoais em ambiente seguro e controlado. Você pode solicitar que confirmemos se realizamos o tratamento dos seus dados pessoais.

Acesso aos dados pessoais

Você pode solicitar que informemos e forneçamos os dados pessoais que possuimos em relação a você.

Correção de dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados

Se você verificar que os seus dados pessoais estão incompletos, inexatos ou desatualizados, você pode nos pedir a correção ou complementação desses dados. Para isso, caso não seja possível realizar a alteração pelos nossos próprios canais, você precisará enviar um documento que comprove a forma correta e atual do dado pessoal.

Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD

Caso qualquer dado pessoal seja tratado de forma desnecessária, em excesso para a finalidade a que se destina ou em desconformidade com a LGPD, você pode solicitar que os seus dados sejam anonimizados, bloqueados ou eliminados, desde que fique efetivamente constatado o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei.

Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento

Caso você tenha dado o consentimento para tratamento dos seus dados pessoais para finalidades específicas (e não necessárias para a prestação dos nossos serviços ou entrega dos nossos produtos), você poderá solicitar a eliminação desses dados pessoais, como por exemplo, ao fornecer seu e-mail para recebimento de nossa newsletter.

Informação das empresas com as quais compartilhamos ou das quais recebeu seus dados pessoais

Você pode solicitar que nós informemos com quais terceiros compartilhou ou de quem recebeu seus dados pessoais.

Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa

Caso seu consentimento seja necessário para acessar ou usar determinado produto ou serviço, você pode pedir que esclareçamos se é possível fornecer esse produto ou prestar esse serviço sem o seu consentimento para o tratamento dos seus dados pessoais, ou quais são as consequências de não fornecer o consentimento para este caso.

Revogação do consentimento

Caso você tenha dado o seu consentimento para tratamento dos seus dados pessoais, você pode solicitar a revogação desta autorização. A revogação do consentimento pode resultar na impossibilidade de uso de algumas funcionalidades do aplicativo, ou até mesmo no encerramento dos serviços prestados, mas não impede o uso de (i) dados anonimizados; e (ii) dados cujo tratamento esteja baseado em outra hipótese legal prevista na LGPD.

Decisões automatizadas

Você pode solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem seus interesses e a indicação dos critérios utilizados para essas decisões. Por motivos de segredo de negócio, proteção de informações confidenciais e preservação da concorrência, não informamos a forma de funcionamento desses sistemas automatizados. Importante destacar que não garantimos um resultado diferente da primeira decisão, mas podemos garantir que os nossos modelos tecnológicos são consistentes e pautados em princípios legais e éticos.

Portabilidade

Quando regulamentado o direito de portabilidade pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), você poderá nos solicitar a portabilidade dos seus dados pessoais a outro prestador de serviços. Já para a portabilidade da custódia de seus investimentos, você consegue saber mais aqui.

Direito de petição

Além disso, você terá também o direito de peticionar em relação aos seus dados perante a autoridade nacional.

Caso você deseje exercer qualquer um desses direitos, entre em contato conosco por meio de um dos nossos canais de atendimento ou diretamente com o nosso encarregado (DPO) pelo e-mail [email protected]. Para efetivarmos os seus direitos, podemos solicitar a comprovação da sua identidade, como medida de segurança e prevenção à fraude.

8. Registro de atividades

Podemos registrar as atividades que você realiza quando utiliza nosso aplicativo, site ou blogs, criando, quando possível e aplicável, logs (registros de atividades efetuadas nos sites e aplicativos e serviços) que conterão: o endereço IP, acesso e ações realizadas por você no serviço disponibilizado, data e hora de cada ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

9. Cookies e tecnologias semelhantes

Também podemos utilizar certas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto você acessa nosso aplicativo, site e blogs, tais como:

Cookies: são arquivos de internet que armazenam de forma temporária o que você está visitando na rede. Possuímos  cookies em nossos websites e blogs e também recebemos informações de parceiros a respeito de cookies inseridos nos nossos respectivos websites. Os cookies podem ser utilizados para diversos propósitos, incluindo lembrar-se de você e de suas preferências, persistir informações relacionadas às suas atividades no site visitado, ou coletar informações que podem ser usadas para oferecer conteúdo de uma forma personalizada. Nossos sites também podem utilizar objetos armazenados localmente para fornecer determinado conteúdo, tais como vídeo sob demanda, videoclipes ou animação.

Nós temos cookies de terceiros ativados em nosso site. As práticas de privacidade serão regidas pelas políticas de privacidade e pelos termos de uso desses terceiros, de forma que não podemos controlar ou nos responsabilizar pelas práticas e conteúdo de privacidade de terceiros.

Por isso destacamos que você pode, a qualquer momento, bloquear o uso dos cookies ativando uma configuração no seu navegador de internet e sua capacidade de limitar os cookies estará sujeita às configurações e limitações do seu navegador. Você também pode excluir os cookies existentes através das mesmas configurações do seu navegador de internet.

Quase todos os navegadores permitem que você configure as suas preferências sobre cookies. Para saber mais, acesse as informações disponibilizadas pelo seu navegador sobre gestão de cookies. Abaixo, listamos alguns links dos principais navegadores que podem lhe ser úteis:

Google Chrome

FireFox

FireFox (iOS)

FireFox (Android)

Safari (Desktop)

Safari (Mobile)

Microsoft Edge

Internet Explorer

Opera

Caso você opte por desativar os cookies, você poderá continuar navegando nos sites e nos blogs, mas algumas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

Web beacon: Web beacon é uma técnica que permite mapear quem está visitando uma determinada página da web, identificando o seu comportamento com diferentes sites ou servidores da web.

Ferramentas de analytics: Essas ferramentas podem coletar informações como a forma que você visita um site, incluindo quais páginas e quando você visita tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outros.

Todas as tecnologias utilizadas por nós sempre respeitarão os termos desta Política de Privacidade.

10. Transferência internacional de dados pessoais

Alguns de seus dados pessoais, ou todos eles, poderão ser transferidos para o exterior, por exemplo quando são armazenados em servidores de computação em nuvem localizados fora do Brasil. Para isso, observamos todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente e adota as melhores práticas de segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos seus dados pessoais.

11. Medidas de segurança

Utilizamos diversos tipos de medidas de segurança para garantir a integridade de seus dados pessoais, como padrões de segurança de informação praticados pela indústria quando coleta e armazena dados pessoais.

Os dados pessoais podem, ainda, ser armazenados por meios de tecnologia de cloud computing e outras tecnologias que surjam futuramente, visando sempre a melhoria e aperfeiçoamento de nossos serviços e segurança.

Tratamos a segurança dos seus dados pessoais com o máximo de cuidado, utilizando padrões e melhores práticas adotadas no mercado. Temos uma equipe robusta, altamente qualificada e responsável por garantir que adotemos as melhores práticas de segurança, dentre elas:

Múltiplo fator de autenticação para acesso às informações;

Monitoramento contínuo do ambiente;

Análises e testes contínuos de segurança da informação em nossos sistemas, feitos por times internos e externos;

Auditorias periódicas.

Recomendamos ainda que você nunca compartilhe sua senha com ninguém, ela é pessoal e intransferível, e sempre tome cuidado ao postar seus dados pessoais em redes sociais ou qualquer outro ambiente público.

12. Consentimento

Ao longo desta Política de Privacidade, informamos que alguns dados pessoais somente serão coletados com o seu consentimento. Da mesma forma, esses dados pessoais somente poderão ser tratados mediante autorização e para as finalidades descritas. Essas informações estão, principalmente, nos capítulos 2, 3 e 4 da Política.

Ao ler esta Política de Privacidade e clicar, ao final, em “Eu li, estou ciente das condições de tratamento dos meus dados pessoais e dou meu consentimento, quando aplicável, conforme descrito nesta Política de Privacidade e Termos de Uso. “, você consente com o tratamento dos dados pessoais nas formas aqui indicadas.

Vale lembrar que o tratamento de seus dados pessoais é condição necessária para que possamos prestar nossos serviços e entregar nossos produtos para você. Caso você tenha dúvidas sobre qualquer um dos termos explicados aqui, estamos à disposição em nossos canais de atendimento para ajudá-lo.

13. Alterações a essa Política de Privacidade

Podemos alterar esta Política de Privacidade a qualquer tempo. Toda vez que alguma condição relevante desta Política de Privacidade for alterada, essas alterações serão válidas, eficazes e vinculantes após a nova versão ser divulgada no nosso site ou enviada por e-mail para você.

Prezamos sempre pela transparência: toda vez que uma alteração relevante for feita, nós enviaremos um comunicado a você indicando a nova versão vigente. Ao continuar a usar nossos produtos e serviços após uma alteração na Política de Privacidade, você estará concordando com as novas condições – mas você sempre pode manifestar a sua discordância por meio dos nossos canais de atendimento, se for o caso.

Nas hipóteses em que as alterações a esta Política de Privacidade resultarem em mudanças nas práticas de tratamento de dados pessoais que dependam do seu consentimento (veja o item 12 acima), solicitaremos o seu consentimento com os novos termos da Política de Privacidade em relação ao tratamento de dados e finalidades indicados.

Estamos sempre à disposição para esclarecer suas dúvidas e colocar você no controle dos seus dados pessoais.