Economia

Ficou sabendo? Estratégia de cortes de custos na Tesla; títulos ambientais

E mais: produção mundial de veículos vai cair 20% até 2026 por falta de chips, diz estudo.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 min

Brasil espera vender títulos ambientais

O Brasil espera retornar ao mercado de títulos com uma venda de títulos relacionados a questões ambientais, disse o coordenador-geral de Operações da Dívida Pública do Tesouro Nacional, Luis Felipe Vital, em um evento nesta quinta-feira, à medida que o governo busca usar a agenda verde para atrair investimentos e reposicionar o país globalmente.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez da questão ambiental uma prioridade e prometeu acabar com o desmatamento na Amazônia, um bioma vital para conter as mudanças climáticas.

Musk indica estratégia de cortes de custos na Tesla

Tesla Modelo 3 em showroom, em Cingapura. Crédito: 22/10/2021 REUTERS/Edgar Su

Elon Musk tem um manual para a Tesla (TSLA34) enfrentar o que ele acredita ser uma recessão “séria”: cortar custos em tudo, desde peças até logística, mantendo a pressão sobre os concorrentes com reduções de preços nos carros.

Em uma teleconferência para discutir os resultados do quarto trimestre da Tesla, Musk e outros executivos delinearam planos para reformular a base de custos da fabricante de veículos elétricos depois de reduzir os preços em até 20%, um movimento que alguns analistas veem como o primeiro tiro em uma guerra de preços com outras montadoras.

Parte do plano é expandir a produção nas novas fábricas da Tesla em Berlim e Austin, no Texas, e aumentar a produção interna de baterias da empresa, já que a escala gera economia, disseram executivos.

Produção mundial de veículos vai cair 20% até 2026 por falta de chips

A produção global de veículos vai cair cerca de 20% até 2026 devido à falta de semicondutores se nenhuma medida for tomada para combater o problema, disse a associação automotiva alemã VDA nesta quinta-feira, citando um estudo encomendado.

O estudo descobriu que a escassez de componentes eletrônicos levou a uma queda de 9% na produção global de automóveis em 2021, acrescentou a VDA em comunicado.

A pesquisa afirma que a demanda por chips deve triplicar até 2030, à medida que as montadoras fazem a transição para veículos elétricos e incluem em seus modelos recursos de entretenimento e direção autônoma.

(*Com informações da Reuters.)

Mais Vistos