Economia

Hábitos da quarentena devem sobreviver depois da pandemia?

64,8% dos brasileiros que fazem home office pretendem continuar trabalhando de casa pós pandemia, diz pesquisa.

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Um estudo divulgado pela Hibou, empresa de monitoramento de mercado e consumo, revela quais hábitos adquiridos durante a quarentena os brasileiros pretendem manter depois do fim da pandemia. 57,7% dos entrevistados atualmente trabalham em casa e 64,8% deles querem manter o regime de trabalho no futuro.

As atividades e ferramentas digitais de integração social passaram a aparecer de forma expressiva no dia a dia das pessoas, tanto no trabalho quanto para encontro com amigos e familiares. Dos 2.824 brasileiros consultados pela pesquisa de forma digital, entre 25 e 31 de abril de 2021, 81,1% disseram ficar grudados no celular o dia todo. Desse total, 72% pretendem manter o hábito.

Dos 56,2% que realizam eventos de lazer e negócios online, 84,3% pretendem manter o hábito. Reuniões virtuais, presentes na vida 57,5% dos entrevistados, devem ser mantidas por 83,4% deles.

“O brasileiro conseguiu se adaptar ao momento difícil e conseguiu compor uma rotina com hábitos antigos ajustados à necessidade de reclusão, e, agora, a grande maioria têm tudo para continuar fazendo parte do nosso dia a dia“, afirmou em nota a responsável pela coordenação da pesquisa, Ligia Mello.

Compras online

Vendas pela internet se tornaram a salvação para os varejistas sobreviverem de portas fechadas e para que os consumidores possam ter acesso aos produtos de interesse. Dos 72,4% que fazem compras em redes de varejo online, 95,6% continuarão no mesmo processo.

A maior novidade ficou com as compras de supermercado: dos 44,4% que já adotaram essa modalidade, 80,2% continuarão com o fim da pandemia.

Entretenimento

Os números são bons para os serviços de streaming. Dos que assinam três ou mais serviços (41,9%), 79,5% devem continuar com as assinaturas.

Outras atividades também devem se manter fortes com o fim da pandemia. É o caso dos que leem livros e revistas (99%), dos que fazem maratona de seriados (96,8%), jogam pelo celular (94,2%), ouvem podcasts (93,8%) e jogam games de console (88,85%).

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