Siga nossas redes

Cafeína

Hábitos financeiros mudam com a pandemia e abrem espaço para golpes financeiros

Com a pandemia, brasileiros adotam novos gastos e golpistas se aproveitam da fragilidade do momento para agir; Samy Dana diz como se proteger. E as duras escolhas dos governos em tempos de coronavírus, segundo a The Economist

O orçamento do brasileiro já reflete mudanças de gastos adotadas por causa da pandemia do coronavírus. É o que mostra uma pesquisa feita pelo aplicativo de planejamento financeiro GuiaBolso. E em meio ao aumento do uso de apps de pagamento e de redes sociais, novos golpes financeiros têm surgido.

No Cafeína de hoje, Samy Dana e Priscila Yazbek comentam as mudanças e mostram como se proteger dos golpistas, que aproveitam o momento de fragilidade e de confinamento para sofisticar as fraudes. Conforme mostra a reportagem da Katherine Rivas, entre as táticas usadas pelos criminosos estão golpes associados ao auxílio de R$ 600 anunciado pelo governo (informalmente chamado de “coronavoucher“) e supostos agendamentos de testes de covid-19 em domicílio.

Veja também os principais pontos abordados na matéria de capa da revista britânica The Economist desta semana, que mostra as duras decisões econômicas que governantes terão que tomar durante a pandemia e 3 formas de tornar essas escolhas menos sombrias.

E no “Pitaco do Samy”, comentários sobre: as novas medidas anunciadas pelo governo e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para agilizar a concessão de crédito e liberação de recursos a empresas, que incluem a suspensão de aumento dos dividendos pagos por bancos; e como a Bolsa tem reagido às tensões políticas provocadas pelos conflitos entre o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.

Leia também:
Golpe do PIX se multiplicam: saiba quais são e evite cair em armadilhas.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.