Economia

Índice de surpresa econômica global do Citi fica negativo

Investidores questionam a capacidade de a economia global sustentar uma recuperação em meio ao espalhamento da variante Delta do coronavírus.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 min

Um índice de surpresa econômica global calculado pelo Citi caiu para território negativo pela primeira vez em 14 meses nesta semana, num momento em que investidores questionam a capacidade de a economia global sustentar uma recuperação em meio ao espalhamento da variante Delta do coronavírus.

O índice recuou a -2 nesta terça-feira (24), depois de na véspera descer a -1 e na sexta-feira (20) marcar +4. O índice vem em declínio praticamente reto desde 14 de junho, quando bateu 90, máxima desde dezembro de 2020.

Quanto mais negativo o número, mais os indicadores estão vindo abaixo das expectativas do mercado financeiro. Nos atuais patamares, essa medida está nos níveis mais baixos desde junho do ano passado.

Os índices referentes a EUA, China e G10 já estavam em território negativo, mas foi o da zona do euro que se juntou a esse time nos últimos pregões, arrastando o índice global para baixo.

O índice de surpresa econômica para mercados emergentes ainda está positivo em 33,7, mas em queda livre desde meados de junho, quando ficou perto de 90.

O índice para a América Latina está em +21,6, após beliscar +120 em junho.

Veja também

Mais Vistos