Economia

Lula promete ‘mudar a lógica’ para reduzir IR dos pobres e elevar dos ricos

Declaração foi feita em discurso a centrais sindicais; presidente defendeu reforma tributária ainda no primeiro semestre.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 min

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (18), em discurso a centrais sindicais, que o governo vai “mudar a lógica” para diminuir o Imposto de Renda cobrado dos mais pobres e aumentar sobre os ricos.

Lula defendeu que seja realizada uma reforma tributária ainda no primeiro semestre, dizendo que é necessário muito convencimento no Congresso e muita organização da sociedade.

O presidente também afirmou que vai “brigar” para subir o valor de isenção do IR para R$ 5 mil, conforme promessa de campanha, acrescentando que vai cumprir “cada coisa” que prometeu durante as eleições.

Salário mínimo

16/01/2023 REUTERS/Adriano Machado

O presidente defendeu, ainda, que o salário mínimo aumente de acordo com o crescimento da economia. Lula assinou no evento com as centrais sindicais um despacho determinando que os Ministérios do Trabalho e da Previdência, entre outros, apresentem em 45 dias uma proposta para uma política de valorização do mínimo.

No dia anterior, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o governo vai definir o valor do mínimo deste ano a partir de uma negociação com as centrais, mas indicou que a viabilidade de um valor acima dos 1.302 reais já em vigor dependerá do cálculo do número de beneficiários do INSS, uma vez que uma parcela grande dos pagamentos previdenciários são indexados ao mínimo.

Veja também:

Mais Vistos