Economia

50% das pessoas querem fazer compras para a Copa na Black Friday, diz pesquisa

Segundo pesquisa da Nielsen Brasil, 87% das pessoas que pretendem fazer compras assistem futebol.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 4 min

Neste ano, o comércio brasileiro vai ter um movimento atípico com três grandes eventos que vão ocorrer entre os meses de novembro e dezembro: a Copa do Mundo, a Black Friday e o Natal. E, de acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen Brasil, 50% dos entrevistados têm intenção de comprar itens relacionados aos preparativos para a Copa do Mundo durante a Black Friday.

O levantamento aponta ainda que 33% das pessoas não sabem e ainda vão decidir sobre as compras. E três em cada dez brasileiros vão definir o que comprar apenas na hora.

Com a mudança pela Fifa da Copa do Mundo do Catar de junho para o dia 20 de novembro, devido às altas temperaturas enfrentadas no país do Oriente Médio no meio do ano, o maior campeonato mundial de futebol vai começar apenas 5 dias antes da Black Friday, que é um período de promoções em lojas e sites em todo o país. E as vendas de mercadorias nesse período também coincide com as compras de Natal.

“O que esses eventos têm em comum quando a gente junta Black Friday e Copa do Mundo? O mais essencial que eles fazem com muita qualidade é conectar pessoas, tanto quando a gente tem um evento esportivo, quanto quando temos um evento de consumo, isso gera muita conversa e gera muita aproximação”


Sabrina Balhes, measurement leader da Nielsen Brasil

A pesquisa mostra que 87% das pessoas que pretendem fazer compras assistem futebol. Entre os que assistem futebol, 65,2% declararam que são fãs do esporte, 22% são telespectadores ocasionais, e outros 12,8% declararam que não gostam do esporte.

Dos que são fãs do futebol, 54% afirmaram que vão começar a juntar dinheiro para a Black Friday. E 56% das pessoas que estão poupando ganham entre 2 e 4 salários mínimos.

Os aparelhos de televisão, que costumam ser os queridinhos dos consumidores durante as Copas do Mundo, devem ter maior volume de compras novamente.

“Nós temos um destaque em que as categorias têm um tíquete médio mais alto, como eletrodomésticos: televisão e máquina de levar roupa. E, logo atrás, vem os celulares e tablets”

Sabrina Balhes, measurement leader da Nielsen Brasil

Com quem as pessoas pretendem assistir aos jogos da Copa?

  • Minha família: 86%
  • Meus amigos: 41%
  • Sozinho: 14%
  • Colegas de trabalho: 13%

Segundo o levantamento, 78% das pessoas que pretendem assistir aos jogos com a família têm menos de 45 anos, e 43% desse total têm filhos em idade pré-escolar e ensino médio.

Onde as pessoas pretendem assistir aos jogos da Copa?

  • Na minha casa: 87%
  • Casa de amigos ou família: 43%
  • Bar ou restaurante: 19%
  • No estádio: 2%

53% das pessoas que pretendem assistir aos jogos em casa são casadas ou moram com parceiro, e 55% desse público tem entre 25 e 44 anos.

A pesquisa foi realizada em julho e respondida por 2 mil pessoas que utilizam a internet, sendo 53% do sexo feminino e 47% do sexo masculino, de todas as regiões do país e diversas faixas etárias.

Publicidade na Copa

De acordo com a pesquisa, sete a cada dez brasileiros participariam de publicidade durante os jogos da Copa do Catar.

  • 75% participaria por promoções via cupons;
  • 55% desconto via QR Code;
  • 40% acesso antecipado a produtos.

81% dos brasileiros disseram que já utilizaram o QR Code para fazer compras, e 53% das pessoas escaneiam QR Codes que aparecem em suas telas.

Probabilidades da Copa

Em razão do campeonato no Catar, o InvestNews preparou um especial com as maiores probabilidades de vitória entre as 32 equipes que participam do campeonato em 2022. Os cálculos foram feitos pelo economista Samy Dana junto à equipe futscience.com.

O Brasil caiu no Grupo G do Mundial. A estreia da seleção brasileira será em 24 de novembro e seu primeiro rival será o time da Sérvia. Segundo cálculo do InvestNews, o país tem 15% de chance de sair vencedor da disputa e conquistar o hexacampeonato.

Veja também:

Mais Vistos