Economia
O que é assimetria de informação e como driblar?
No InvestNews Explica, Samy Dana e Dony De Nuccio mostram todo o conceito por trás dessa falha de mercado.
Você sabe o que é a assimetria de informação?
Este é um termo criado na microeconomia, que inclusive chegou a ganhar o Prêmio Nobel de Economia de 2001. A teoria se refere a uma falha de mercado. E esta falha acontece por causa da falta de informação. Mas essa falta de informação pesa apenas para um lado.
E o que isso quer dizer?
Que dentro de uma negociação, uma das partes envolvidas tem mais informações sobre um produto ou serviço do que a outra parte. E essa assimetria tende a causar um desequilíbrio no mercado, inclusive no mercado de capitais.
A ideia de livre mercado e de uma concorrência perfeita, com compradores e vendedores com 100% de informações disponíveis, infelizmente nem sempre acontece. Economistas concordam que existe sim uma informação assimétrica, porém, ainda se estuda quais os reais impactos nas relações comerciais. O mercado competitivo perfeito é na verdade um ideal. Mas não é a realidade.
O ideal seria que todas as partes envolvidas em uma negociação tivessem informações semelhantes. No entanto, nem todos os fatos são conhecidos pelas partes que negociam. E isso acaba colocando alguém em desvantagem.
Para a tomada de decisões estratégicas, a informação é fundamental e muito valiosa. No entanto, existem dois exemplos de informação assimétrica.
No InvestNews Explica deste sábado, 03, Samy Dana e Dony De Nuccio mostram quais são estes exemplos e todo o conceito por trás da assimetria da informação.
Veja também:
PIB: o que é, para que serve, como funciona e como é calculado?
Privatizações: o que são? Como funcionam? Afinal, privatizar é bom ou ruim?