Siga nossas redes

InvestNews Explica

PIB: o que é, para que serve, como funciona e como é calculado?

No Investnews Explica de hoje, Samy Dana e Dony De Nuccio falam tudo sobre o PIB.

O que é PIB?  O Produto Interno Bruto mede a atividade econômica de um país e funciona como se fosse um termômetro da economia. Ou seja: quanto maior o PIB de um país, maior sua atividade econômica. O mesmo vale para o contrário: quando um PIB é negativo, ele indica que a atividade econômica daquele país está encolhendo.

O PIB é calculado a partir da soma de todos os produtos e serviços finais produzidos em um país. Esse cálculo aqui no Brasil é feito pelo IBGE. Todos os países calculam o PIB nas respectivas moedas.

E como é a soma do PIB?

O PIB pode ser calculado de duas maneiras. A primeira, é a soma das riquezas produzidas dentro de um país. Neste caso, empresas nacionais e estrangeiras. Neste cálculo, entram os resultados da indústria- que correspondem a 30% do total do PIB. Serviços, correspondem a 65% e agropecuária, 5%.

Outra maneira de calcular é pela ótica da demanda. Ou seja, de quem compra essas riquezas. Neste cálculo, são considerados o consumo das famílias, que equivale a 60%; o consumo do governo, 20%; investimentos do governo e de empresas privadas (18%) e a soma das exportações e importações (2%).

No Investnews Explica de hoje, Samy Dana e Dony De Nuccio falam tudo o que você não sabia sobre o PIB.

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.