Siga nossas redes

Guia Financeiro

Boletim Focus: como entender o relatório com as previsões do mercado

Para quem investe, ou deseja investir, o documento pode ajudar na tomada de decisões de investimentos.

Publicado

em

Relatórios de análises gráficas

Para quem costuma acompanhar o mercado financeiro, já ouviu ou ouve com frequência falar do Boletim Focus. Afinal, para quem investe, ou deseja investir, querendo estar por dentro de projeções macroeconômicas do país para suas tomadas de decisões, acompanhá-lo  é importante.

Para você saber quais são os principais indicadores econômicos analisados, que horas é divulgado e para que serve o relatório, o InvestNews preparou um guia sobre Boletim Focus. Confira a seguir:

O que é o Boletim Focus?

O Boletim Focus é um relatório publicado semanalmente com uma média das expectativas de instituições do mercado financeiro, que participam do Sistema Expectativas de Mercado, para os principais indicadores econômicos do país.

As projeções são de instituições como bancos, gestoras de recursos e consultorias além de, em alguns casos, empresas que possuem equipes especializadas que projetam as principais variáveis macroeconômicas.

O Boletim Focus traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para os índices.

Para que serve o Boletim Focus?

Caneta e papel com diversos cálculos.

O Boletim Focus traz a mediana das expectativas da economia para o ano atual e o seguinte de mais de 100 instituições financeiras, que demonstram suas projeções de forma voluntária.

Assim, as informações do documento servem como um termômetro das estimativas do mercado financeiro, que costumam ser consideradas por agentes de mercado, empresas, governo e investidores, por exemplo, para as suas tomadas de decisões, além do próprio Banco Central.

Afinal, a partir do momento que se tem uma expectativa de como estará o cenário econômico para os próximos períodos, é possível traçar perspectivas.

Que horas sai o Boletim Focus?

O documento é divulgado todas as segundas-feiras, às 8h30, no site do Banco Central (www.bcb.gov.br).

Indicadores principais para o relatório Focus

O relatório conta com as expectativas do mercado financeiro para os principais índices:

  • Taxa Selic: taxa básica de juros da economia.
  • Taxa de câmbio (dólar): valor da moeda estrangeira.
  • IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado): indicador de inflação que reúne índices de variados setores da economia.
  • IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo): inflação oficial do país.
  • PIB (Produto Interno Bruto): soma de todas as riquezas produzidas pelo país.

Expectativas de mercado

Dois homens simulando um gráfico no papel no boletim focus.

A pesquisa de expectativas de mercado teve início em maio de 1999, fazendo parte da transição para o regime de metas para a inflação.

No princípio, aproximadamente cinquenta instituições financeiras e consultorias eram consultadas e o Banco Central obtinha as informações por telefone, fax ou correio eletrônico para as projeções anuais de algumas variáveis macroeconômicas.

Depois, a pesquisa de expectativas de mercado mudou, passando a ter um maior número de instituições pesquisadas e a incorporação à pesquisa de novas variáveis, com coleta de dados mensais ou trimestrais, além dos anuais.

No mês de novembro de 2001, foi criada uma página na internet para a realização da pesquisa. Com isso, o Banco Central pode acompanhar as expectativas de mercado de instituições cadastradas em tempo real.

O Sistema de Expectativas de Mercado faz um cálculo estatístico da amostra diariamente, permitindo a elaboração de relatórios diários para os membros da diretoria colegiada.

Atualmente, estão habilitadas cerca de 140 instituições, em sua maioria bancos, gestores de recursos, distribuidoras e corretoras, além de consultorias e outras empresas não-financeiras, que não têm a obrigação de conceder as informações.

O sistema realiza uma verificação de tempos em tempos da frequência de atualização das expectativas e acaba fazendo o bloqueio da entrada de dados de instituições que estiverem há pelo menos seis meses sem atividade. Caso o participante bloqueado deseje retomar a colaboração das informações, é preciso fazer uma solicitação.

Para o cálculo das estatísticas diárias, são considerados os dados informados nos últimos 30 dias corridos. O objetivo é evitar estimativas desatualizadas. Assim, mesmo que as expectativas não tenham sofrido modificação, a instituição precisa confirmá-la ao menos a cada intervalo de 30 dias.

O que é o ranking Focus?

O Banco Central prepara o chamado ranking Top 5. Ele é uma classificação das instituições que considera o índice de acerto das projeções de curto, médio e longo prazos.

Esse ranking procura incentivar o aprimoramento da capacidade de antecipação das estimativas dos participantes da pesquisa.

A cada mês são divulgados rankings top 5 de curto e médio prazos. No caso do ranking de curto prazo, são analisadas a precisão das projeções com defasagem de cerca de um mês em relação à publicação do indicador analisado nos últimos 6 meses;

O ranking de médio prazo leva em consideração a precisão média das projeções de três períodos consecutivos de 4 meses em relação aos resultados efetivos de três meses – o mês de referência e os dois meses que o antecedem;

Já os rankings anuais de curto e médio prazos analisam a consistência das instituições nos respectivos rankings mensais de curto e médio prazos.

Os rankings anuais de longo prazo (ano corrente e ano seguinte) são divulgados em janeiro de cada ano e levam em consideração a precisão das projeções informadas em cada um dos 12 meses do ano para o indicador anual publicado no ano subsequente ou no segundo ano à frente.

Os rankings móveis mensais levam em consideração a precisão das projeções para a variação acumulada do IPCA nos próximos 12 meses ou nos 12 meses encerrados no 24º mês à frente.

Veja também

Um combo de motivos para investir hoje: taxa zero de corretagem, liquidez, diversificação e boa rentabilidade. Invista em Fundos de Índice

Anúncio Patrocinado Corretagem zero Easynvest Corretagem zero Easynvest

Anúncio Patrocinado Confira a carteira recomendada mensal de Agosto de 2021

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.