Siga nossas redes

Taxa Referencial: o que é e como impacta seus investimentos

Com o Plano Real, a Taxa Referencial passou a ser substituída pela Selic, porém ainda é utilizada em alguns setores da economia.

Mulher com lápis na mão e calculadora na mesa, fazendo contas

A Taxa Referencial é um indicador criado na década de 1990 pelo governo brasileiro e que segue bastante presente no cenário econômico do país, afetando diversas aplicações financeiras e operações de crédito.

Mesmo sendo importante para o mercado financeiro e para o mundo dos negócios, muitos investidores, empreendedores e consumidores ainda não sabem ao certo do que se trata essa taxa. 

Veja abaixo perguntas e respostas para entender melhor o que é a Taxa Referencial, como ela é calculada e por que é importante saber como ela funciona. 

O que é a Taxa Referencial?

A Taxa Referencial é uma taxa de juros de referência. Criada nos anos 1990, a TR tinha o objetivo de ser referência para os juros praticados na economia brasileira, protegendo o poder de compra e ajudando a controlar a alta inflação da época. 

Com a chegada do Plano Real e o controle da hiperinflação, a TR perdeu um pouco de seu espaço e eventualmente deixou de ser a taxa de juros oficial – hoje em dia, esse posto é ocupado pela taxa Selic (atual taxa básica de juros da economia brasileira).

Atualmente, a TR é utilizada como um indicador financeiro para a atualização monetária (reajuste) de ativos e operações de crédito, a exemplo de financiamentos imobiliários e títulos de capitalização. Assim, ela serve como um índice para a correção do valor dos juros pagos ao longo do tempo. 

Como a TR é calculada?

A Taxa Referencial é calculada pelo Banco Central do Brasil (BC). O cálculo é feito a partir da Taxa Básica Financeira (TBF), indexador divulgado diariamente pelo BC e que é formado com base na média das taxas de juros das Letras do Tesouro Nacional (LTN). 

Até recentemente, a TBF era formada pela média das taxas oferecidas nos CDBs (Certificados de Depósito bancário) prefixados emitidos pelos maiores bancos do país nos últimos 30 dias. No entanto, em 2018 esse cálculo mudou e a TBF passou a usar as negociações de LTN no mercado secundário como referência. 

O motivo dessa mudança foi a nova realidade do mercado financeiro do Brasil, já que as negociações de CDBs diminuíram. Assim, a TBF se manteve atualizada ao ser vinculada às LTN, garantindo também a relevância estatística da TR. 

Com base na TBF, o primeiro passo para calcular a TR é encontrar o Redutor por meio da seguinte equação:

R = a+b x TBF

Sendo que:

  • a = 1,005 (valor fixo definido pelo BC para impedir que a TR seja negativa)
  • b = valor vinculado à TBF e também divulgado pelo BC

Em seguida, utiliza-se o valor encontrado para o Redutor na equação a seguir para chegar ao resultado da Taxa Referencial:

TR = 100 x [ ((1 + TBF)/R) – 1]

Para facilitar a vida dos investidores e analistas do mercado financeiro, o BC disponibiliza a Calculadora do Cidadão, uma ferramenta online que permite simular os rendimentos (correção de valores) de aplicações que utilizam a Taxa Referencial como indicador de referência. 

Qual é a importância da taxa referencial?

A TRl é utilizada pelo mercado financeiro, servindo como referência para o rendimento de alguns ativos financeiros e reajuste de financiamentos. Veja abaixo como a TR impacta cada aplicação:

Poupança

A rentabilidade da poupança sofre variações de acordo com o nível dos juros básicos da economia nacional. Quando a taxa Selic está acima de 8,5% ao ano, a remuneração da poupança é de 0,5% ao mês mais a variação da Taxa Referencial. Quando a Selic está igual ou abaixo de 8,5%, a remuneração é de 70% da taxa mais a variação da TR.

Esse sistema de variação nos rendimentos foi instituído em agosto de 2012 e é válido para depósitos feitos a partir dessa data. Aportes feitos antes disso utilizam o cálculo antigo da remuneração: 0,5% ao mês mais a variação da TR.

Assim, a remuneração da poupança sempre está atrelada à Taxa Referencial. 

Financiamento imobiliário

Em diversos contratos de financiamento imobiliário disponíveis no mercado, é utilizada também a Taxa Referencial para a atualização do saldo devedor, além dos juros. Dessa forma, o valor a ser pago pelo investidor é calculado a partir da soma dos juros fixos e da TR.

Vale ressaltar, porém, que nem todos os financiamentos utilizam esse indicador, sendo possível encontrar outros que se baseiam em índices de inflação, como o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M). 

FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) funciona como uma espécie de reserva financeira compulsória para os trabalhadores do modelo CLT. Todos os meses, eles recebem um depósito equivalente a 8% do salário na conta do fundo.

O dinheiro do FGTS tem rendimento mensal, e a correção é a soma de 3% do valor do juros anual somada à Taxa Referencial. 

Título de capitalização

Os títulos de capitalização são produtos financeiros que geralmente envolvem a participação em sorteios de prêmios. Em geral, para os valores que ficam depositados até o vencimento, esses títulos têm rendimento atrelado somente à TR. Por isso, o valor da TR impacta diretamente na remuneração dos títulos de capitalização.

Veja mais conteúdo sobre o  mercado financeiro no InvestNews.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.