Economia

Presentes para Dia dos Namorados sobem mais que o dobro da inflação

Sabonete, artigo de maquiagem, produtos para barba e perfume foram os itens com maior aumento.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

Os preços dos produtos e serviços mais procurados como presentes para o Dia dos Namorados subiram em média 6% nos últimos 12 meses. O percentual representa quase o dobro da inflação geral no mesmo período, que foi de 3,02%, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), a partir de 30 produtos e serviços do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC).

Bombons estão na lista dos itens que mais subiram de preço para Dia dos Namorados. Crédito: Pixabay

Segundo a pesquisa, a inflação dos serviços mais buscados na data subiu 5,89%. A alta foi puxada pela hospedagem em hotéis/motéis, cujo preço avançou 6,53%. Outros itens que mais sofreram aumento foram os restaurantes (6,27%), salões de beleza (6,19%) e cinema (5,73%). Não houve item nos serviços com redução de preço nos últimos 12 meses.

Itens com maiores altas

Pelo lado dos produtos mais escolhidos como presente, a cesta de 22 itens teve um aumento médio de 6,07%. As maiores altas vieram principalmente dos cosméticos:

  • sabonete (21,68%)
  • artigo de maquiagem (9,76%)
  • produtos para barba (9,37%)
  • perfume (8,70%)
Sabonete ficou 21,68% mais caro nos últimos 12 meses, segundo a FGV. Crédito”Pixabay

Fechando a lista das 10 maiores altas, aparecem bombons e chocolates (12,90%), livros (10,31%), roupas masculinas (8,41%), vinhos (7,71%), calçados femininos (6,65%) e cintos e bolsas (6,32%). O alívio da cesta de produtos vem de bens duráveis, principalmente dos eletrônicos, como aparelho celular (-2,17%), computador e periféricos (-1,15%), além de bicicletas (-0,68%) e bijuterias (-0,25%).

Por nota, o o pesquisador do FGV IBRE Matheus Peçanha destacou que a oferta de sebo animal passou por um problema específico que tem impactado o preço do sabonete, desde o segundo semestre do ano passado. Outro aumento expressivo na lista foi o dos bombons, cuja matéria-prima (leite) tende a ficar mais cara nessa época do ano, na passagem entre outono/inverno. 

“Apesar da tendência de desaceleração da inflação em 2023, por descompressão dos custos, itens com mais valor agregado e mais etapas no processo industrial tendem a desacelerar com mais lentidão, como é o caso dos cosméticos”.

Matheus Peçanha, pesquisador do FGV IBRE, por nota

Peçanha acrescentou no estudo que “o ambiente de juros elevados já está impactando preços de bens duráveis, como era de se esperar, no caso dos eletrônicos e bicicletas”.

Variação de preços para Dia dos Namorados

Veja a seguir a variação média para produtos e serviços mais procurados na data, segundo levantamento da FGV:

Serviços (geral)5,89%
Hotel/motel6,53%
Restaurantes6,27%
Salão de beleza6,19%
Cinema5,73%
Teatro4,36%
Academia de ginástica4,18%
Serviços de streaming3,94%
Shows2,44%
Produtos (geral)6,07%
Sabonete21,68%
Bombons e chocolate12,90%
Livros10,31%
Artigo de maquiagem9,76%
Produtos para barba9,37%
Perfume8,70%
Roupas masculinas8,41%
Vinho7,71%
Calçados feminimos6,65%
Cintos de bolsas6,32%
Roupas femininas6,13%
Ddesodorante6,06%
Esmalte para unha6,02%
Protetores para a pele5,47%
Shampoo, condicionadores e creme5,12%
Calçados masculinos4,98%
Relógio4,77%
Artigos esportivos2,24%
Bijuterias em geral-0,25%
Bicicleta-0,68%
Computador e periféricos-1,15%
Aparelho celular-2,17%

Mais Vistos