Economia
Veja as empresas com mais queixas na Black Friday; reclamações crescem 28,3%
Segundo o Reclame Aqui, o volume é comparado ao mesmo período em 2019, com média de 129 reclamações por hora.
O site Reclame Aqui já registrou 6.324 reclamações nesta Black Friday, segundo um levantamento feito a partir da última quarta-feira (25) até as 13h desta sexta-feira (27). Segundo a plataforma, o volume é 28,3% maior do que no mesmo período em 2019, com média de 129 reclamações por hora.
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O Reclame Aqui afirmou que o fluxo da Black Friday comprova que os consumidores se programaram de fato para comprar nesta sexta-feira. É dizer que a promoção deixou de ser uma oportunidade de compra por impulso e sim uma data para as pessoas comprar produtos que realmente precisam. “Isso mostra um realinhamento de expectativas em relação às compras e aos descontos”, apontou em nota.
Por volta das 14h, o marketplace das Lojas Americanas liderava as reclamações neste primeiro balanço, com 352 entradas no site, seguida por Kabum (252), Magazine Luíza (206), Casas Bahia (178), Lojas Americanas – loja online (154), Ame Digital (153) e Submarino (136), Lojas Renner (134), Riachuelo (133) e Mercado Livre (92).
Os maiores problemas são relacionados a propaganda enganosa, com 27,77% das reclamações. Na sequência estão:
- Produtos não recebidos com 9,22% das reclamações
- problemas na finalização de compras (9,1%)
- divergência de valores (8,49%)
- produto indisponível (5,16)