Finanças

Americanas chega ao metaverso das criptos

Em um mercado que já movimentou bilhões de dólares, agora será possível realizar compras de forma imersiva na Americanas.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

ARTIGO*

O auge do hype metaverso entre os investidores ficou para trás há alguns meses. Porém, seus benefícios e possibilidades de uso na “vida real” permanecem, motivo pelo qual grandes marcas estão chegando em peso na tecnologia.

Movimentando o setor varejista, assim como a Coca-Cola (COCA34) e Rock in Rio, por exemplo, que lançaram o metaverso RockInVerse para os participantes do evento há pouco tempo, recentemente a Americanas (AMER3) inaugurou sua primeira loja no metaverso, inspirada no famoso jogo GTA V.

A empresa deu início à sua jornada na tecnologia vendendo alimentos, bebidas e produtos eletrônicos para mais de 2 mil pessoas ativas do CryptoSoulRP, um dos servidores do grupo MetaEXP, local que reproduz a cidade do Rio de Janeiro.

Loja da Americanas no metaverso. (Foto: Divulgação)

Conforme disse Alexandre Messina, gerente de inovação da Inovação e Futuro da Americanas S.A, em breve será possível comprar produtos online, em uma experiência imersiva, e receber em casa — estratégia “metaverse to offline” —  e coloca a empresa fundada em 1929 no radar das inovações.

Metaverse to offline” é uma nova forma de marketing Omnichannel, no qual existe uma economia circular real, com demandas reais e geração de valor tangível, tendência presente — e futura — no mundo dos negócios.

Gostando ou não da ideia, é inegável que o metaverso já é realidade. Embora possa ser difícil imaginar, é natural que as formas de compra e interação online evoluam além do ecossistema “frio” que existe hoje.  

Por dentro do metaverso das Lojas americanas

Embora tenha sido criado em um servidor que tem como base no GTA, o metaverso em questão, no qual se encontra a loja da Americanas, não segue totalmente a “lógica” do jogo da Rockstar.

O MetaEXP é do modelo “live-and-earn(viva e ganhe). Nele, os usuários interagem, têm necessidades — iguais às do dia a dia, como assistir TV, comprar um celular novo etc — e realizam missões, ganhando a criptomoeda CRPLAY como recompensa.

Mediante a isso e por meio dos seus avatares, os usuários também poderão visitar a loja “in metaverse” da empresa para interagir com outras pessoas, além de realizar compras de itens pagando com a moeda CRPLAY.

De olho no futuro

É preciso adotar uma visão imparcial e reconhecer que estamos desenhando os próximos dez anos com conceitos que confrontam os pilares dos últimos quinze.

De fato, o metaverso levará certo tempo para se consolidar. No entanto, estudando a história, os casos de uso de vencedores e perdedores da Web 2.0 também levaram mais de uma década para se consolidarem.

As possibilidades e benefícios que o metaverso cria é tudo que o marketing e publicidade sempre sonharam. O mundo imersivo cria uma nova ponte entre marcas e consumidores através das experiências imersivas e cada vez mais interativas e exclusivas.

Começa com “mera” compra experimental de itens ou diversão, mas os ambientes digitais podem ser novos locais ativos de interações sociais, levando a população para a Web 3.0, a nova era descentralizada da internet.

Mayara é co-autora do livro “Trends – Mkt na Era Digital”, publicado pela editora Gente. Multidisciplinar, apaixonada por tecnologia, inovação, negócios e comportamento humano.

*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.

Mais Vistos