Finanças
Americanas chega ao metaverso das criptos
Em um mercado que já movimentou bilhões de dólares, agora será possível realizar compras de forma imersiva na Americanas.
ARTIGO*
O auge do hype metaverso entre os investidores ficou para trás há alguns meses. Porém, seus benefícios e possibilidades de uso na “vida real” permanecem, motivo pelo qual grandes marcas estão chegando em peso na tecnologia.
Movimentando o setor varejista, assim como a Coca-Cola (COCA34) e Rock in Rio, por exemplo, que lançaram o metaverso RockInVerse para os participantes do evento há pouco tempo, recentemente a Americanas (AMER3) inaugurou sua primeira loja no metaverso, inspirada no famoso jogo GTA V.
A empresa deu início à sua jornada na tecnologia vendendo alimentos, bebidas e produtos eletrônicos para mais de 2 mil pessoas ativas do CryptoSoulRP, um dos servidores do grupo MetaEXP, local que reproduz a cidade do Rio de Janeiro.
Conforme disse Alexandre Messina, gerente de inovação da Inovação e Futuro da Americanas S.A, em breve será possível comprar produtos online, em uma experiência imersiva, e receber em casa — estratégia “metaverse to offline” — e coloca a empresa fundada em 1929 no radar das inovações.
“Metaverse to offline” é uma nova forma de marketing Omnichannel, no qual existe uma economia circular real, com demandas reais e geração de valor tangível, tendência presente — e futura — no mundo dos negócios.
Gostando ou não da ideia, é inegável que o metaverso já é realidade. Embora possa ser difícil imaginar, é natural que as formas de compra e interação online evoluam além do ecossistema “frio” que existe hoje.
Por dentro do metaverso das Lojas americanas
Embora tenha sido criado em um servidor que tem como base no GTA, o metaverso em questão, no qual se encontra a loja da Americanas, não segue totalmente a “lógica” do jogo da Rockstar.
O MetaEXP é do modelo “live-and-earn” (viva e ganhe). Nele, os usuários interagem, têm necessidades — iguais às do dia a dia, como assistir TV, comprar um celular novo etc — e realizam missões, ganhando a criptomoeda CRPLAY como recompensa.
Mediante a isso e por meio dos seus avatares, os usuários também poderão visitar a loja “in metaverse” da empresa para interagir com outras pessoas, além de realizar compras de itens pagando com a moeda CRPLAY.
De olho no futuro
É preciso adotar uma visão imparcial e reconhecer que estamos desenhando os próximos dez anos com conceitos que confrontam os pilares dos últimos quinze.
De fato, o metaverso levará certo tempo para se consolidar. No entanto, estudando a história, os casos de uso de vencedores e perdedores da Web 2.0 também levaram mais de uma década para se consolidarem.
As possibilidades e benefícios que o metaverso cria é tudo que o marketing e publicidade sempre sonharam. O mundo imersivo cria uma nova ponte entre marcas e consumidores através das experiências imersivas e cada vez mais interativas e exclusivas.
Começa com “mera” compra experimental de itens ou diversão, mas os ambientes digitais podem ser novos locais ativos de interações sociais, levando a população para a Web 3.0, a nova era descentralizada da internet.
Mayara é co-autora do livro “Trends – Mkt na Era Digital”, publicado pela editora Gente. Multidisciplinar, apaixonada por tecnologia, inovação, negócios e comportamento humano. |
*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.
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