Finanças
Caso GameStop: bolha ou manipulação do mercado?
Dony e Samy mostram como foi a venda a descoberto das ações da varejista de games que levou megainvestidores a terem um prejuízo de mais de US$ 5 bi.
Como uma empresa de videogames com um modelo de negócios desatualizado tem uma alta em menos de um mês de 1.700% nas suas ações assim como um salto de mais de 20 bilhões de dólares em seu valor de mercado?
Mas essa movimentação não foi devido a um bom resultado financeiro, nem um aporte bilionário. Ela foi causada por uma comunidade com milhares de investidores pessoa física em uma rede social, o que gerou um estrondo em Wall Street.
Leia mais:
Gamestop: gestores que perderam bilhões em Wall Street abrem o jogo
Parece ficção – já que essa é uma disputa entre megainvestidores que apostaram na queda das ações da GameStop, versus um grupo de day traders de um fórum na internet que se movimentaram para o oposto, a alta dos papéis. A movimentação atraiu a atenção até da Casa Branca.
É a multidão dominando o mercado, ou seria a multidão o mercado? Será que esse ineditismo dos investidores unidos em rede pode inspirar outros movimentos semelhantes? O que diz a regulação do mercado sobre o caso?
No Cafeína de hoje, Dony De Nuccio e Samy Dana mostram como foi a venda a descoberto das ações da varejista de games que levou grandes investidores a terem um prejuízo de mais de US$ 5 bilhões.
- Mercado de opções: como funcionam e como investir?