Finanças
Globo lança ‘XuxaVerso’, coleção de NFTs para homenagear a artista
Xuxa marcou história na TV, e agora está marcando na Web3.
*ARTIGO
A Rainha dos Baixinhos, Xuxa Meneghel, é uma das personalidades mais icônicas da televisão brasileira. Com uma carreira de mais de 60 anos, agora a história da apresentadora está sendo contada em uma nova série documental, o XuxaVerso, lançado pelo Globoplay na última quinta-feira (13).
O XuxaVerso conta a história da Rainha dos Baixinhos, desde o início de sua carreira até os dias atuais. Mas o que torna essa série tão especial é que ela será acompanhada por uma coleção de NFTs (tokens não-fungíveis).
Eles serão usados para contar a história da Xuxa de uma maneira única e interativa, onde a categoria mais rara permite até mesmo concorrer a oportunidade de conhecê-la pessoalmente.
Mas o que são NFTs? NFTs são ativos digitais que representam a propriedade de um item exclusivo, como uma obra de arte, a escritura de uma casa, um vídeo ou um tweet. Por isso, tal como didaticamente explicado na página do XuxaVerso, não podem ser replicados ou falsificados.
O XuxaVerso e os NFTs
A coleção de NFTs do XuxaVerso é dividida em 6 segmentos distintos, cada um contendo 10 obras de arte digital, totalizando 60 ativos. As figurinhas representam momentos marcantes da carreira da apresentadora, como vídeos, fotos e mensagens da própria Xuxa.
Os segmentos carregam nomes que evocam memórias emotivas nos fãs e retratam momentos inesquecíveis da carreira da apresentadora na Globo. São eles: Memória; Baixinhos; Pelo Mundo; Looks da Xuxa; Marquei um X e; Fala, Xuxa!.
Por sua vez, cada NFT se enquadra em uma de três categorias de raridade: ouro, platina e diamante. Cada imagem será única e terá um valor exclusivo do qual ainda não foi divulgado até o momento.
Neste caso, os os NFTs da categoria diamante são os mais raros e oferecem a tal almejada chance de viver uma experiência VIP: um encontro presencial com a Rainha dos Baixinhos.
A primeira leva de tokens foi distribuída gratuitamente para assinantes elegíveis do Globoplay, em um total de 20.000 NFTs do microfone da Xuxa. Os demais estarão disponíveis para compra a partir da próxima quinta-feira, dia 20 de julho.
Como conseguir um NFT da coleção?
Todo processo acontece pela própria plataforma do XuxaVerso os interessados em adquirir os NFTs devem seguir os seguintes passos:
- Acessar o site do Globoplay, plataforma responsável pelo lançamento do XuxaVerso.
- Procurar pela seção ou página dedicada ao XuxaVerso e aos NFTs.
- Explorar as opções disponíveis e clicar nas figurinhas NFT para obter mais informações sobre elas.
- Verificar se há algum NFT gratuito disponível para assinantes do Globoplay.
Por fim, caso queira adquirir NFTs adicionais ou não seja um assinante elegível, o jeito de conseguir uma figurinha da coleção é esperar até a data de lançamento para comprar.
Os itens serão disponibilizados de acordo com o valor de cada uma delas, tendo em vista que, quanto menor a disponibilidade, mais cara será a peça.
NFTs mudam a história do entretenimento
Apesar de inovadora, essa tendência de utilizar NFTs no entretenimento não é exclusiva do XuxaVerso. Outros artistas também têm explorado essa tecnologia para se conectar com seus fãs de maneira diferenciada dentro e fora das telas.
Por exemplo, o músico e produtor canadense Deadmau5 lançou uma coleção de NFTs que incluía músicas exclusivas, arte digital e experiências virtuais. Essa iniciativa permitiu aos fãs adquirirem itens exclusivos e terem acesso a conteúdos especiais relacionados ao artista.
A partir dessa nova abordagem das marcas, negócios e empresas podem criar uma relação direta de consumo com o público, trazendo elementos únicos de engajamento e ampliação do portfólio de produtos oferecidos.
Até para os menos familiarizados com os NFTs, como era o caso da Xuxa, o potencial da tecnologia já não está mais conseguindo ser ignorado. No futuro — bem próximo, ao que tudo indica —, podemos esperar cada vez mais artistas e plataformas de entretenimento adotando os NFTs.
*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.
Veja também
- Disney abraça as criptos e vai lançar marketplace de NFT
- Os Simpsons: novo episódio da série aborda blockchain e NFT
- Do hype ao ‘fundo do poço’: por que 95% das NFTs já não valem mais nada?
- Google volta atrás e vai permitir anúncios de jogos NFT e blockchain
- Lufthansa: gigante aérea adota programa de NFT que recompensa clientes