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Grupo Mateus, GPA e Assaí: qual ação vence na batalha dos atacarejos?

No Cafeína de hoje, Samy Dana e Dony De Nuccio mostram quais papeis estão sendo recomendados por analistas.

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Na temporada de balanços referente ao segundo trimestre deste ano, entre Grupo Mateus (GMAT3), Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) e Assaí (ASAI3), apenas este último apresentou alta no lucro durante o referido período.

A rede de atacarejo teve aumento de mais de 62% no lucro líquido quando comparado um ano antes. Enquanto o Grupo Pão de Açúcar teve uma queda de 96%, e o Grupo Mateus, uma queda de 2,5% em igual período.

O Grupo Assaí se destacou pelo seu crescimento orgânico puxado pelas vendas em novas lojas. Foram inauguradas 19 lojas nos últimos 12 meses, e como resultado, teve aumento de 13% nas vendas em novos estabelecimentos. Já quando analisado as vendas feitas nas mesmas lojas, o crescimento foi de 9%. A receita líquida teve um aumento de 22%.

Um resultado bem diferente do que o grupo controlador do Pão de Açúcar registrou. Sua receita caiu 5,3%, e o Ebitda ajustado teve baixa de 7,7%.  Claro que estes resultados não eram esperados pelo mercado, o que afetou em suas ações quando foram divulgados. Porém, vale ressaltar que o 2º tri do ano passado foi marcado pelo período em que os consumidores correram para os supermercados para comprar mantimentos em meio ao boom da pandemia. Além disso, segundo o próprio Pão de Açúcar, muitos consumidores buscaram preços mais vantajosos em outras redes de supermercados.

Já o Grupo Mateus, cuja atuação é forte na região Norte e Nordeste do país, teve uma receita liquida 29% maior. Semelhante ao Assaí, o Grupo expandiu suas operações e inaugurou 12 lojas no 2º tri. Nos últimos 12 meses foram inauguradas 45 lojas. Elas foram responsáveis por 20% da sua receita bruta.

E apesar de ter uma menor cobertura do auxílio emergencial além de uma base de comparação mais difícil quando olhamos para igual período de 2020, o crescimento de vendas nas mesmas lojas foi de 2%. Separando os canais, o segmento de atacarejo cresceu 29%, o que representa 48% das vendas totais. No segmento de varejo o crescimento foi maior: de 40%, o que corresponde a 29% da receita total.

No Cafeína de hoje, Samy Dana e Dony De Nuccio mostram quais papeis estão sendo recomendados por analistas.

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