Nos EUA, IPOs ficam no limbo com paralisação do governo

Sem um acordo para encerrar o impasse no Congresso americano, advogados estão aconselhando os clientes de IPO a aguardarem

Por
Publicidade

Nos EUA, a tão esperada retomada das ofertas públicas iniciais (IPOs) está prestes a desacelerar se a paralisação do governo dos Estados Unidos persistir.

Eram esperados IPOs desde empresas de viagens às de assessoria tributária. Mas muitas delas foram deixadas no limbo, já que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) permanece, em grande parte, fechada.

Em vez disso, sem um acordo no horizonte para encerrar o impasse no Congresso americano, advogados do setor estão aconselhando os clientes de IPO a aguardarem.

No entanto, uma paralisação que se prolongue por semanas ou meses prejudicaria cronogramas de listagem, cuidadosamente planejados. Pior ainda, uma disputa prolongada poderia paralisar um mercado de ações que atingiu uma série de recordes — e registrou até uma recuperação no volume de IPOs.

“Se isso durar poucas semanas, não acho que teremos muito com o que se preocupar”, disse Dave Peinsipp, co-chair da prática global de mercados de capitais da Cooley. “Se levar um mês ou mais, ou se estender até 2026, teremos alguns problemas reais — mas ainda não chegamos lá.”

Os IPOs vinham se mostrando ativos, com US$ 33,4 bilhões arrecadados nos EUA até 5 de outubro, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. Isso já está acima do total levantado em todo o ano de 2024.

A fabricante de máquinas de lavar Alliance Laundry Holdings e a controladora da Universidade de Phoenix, a Phoenix Education Partners, têm aprovação dos reguladores para abrir o capital esta semana, no que podem ser os últimos grandes IPOs dos EUA, não importa quanto tempo dure a disputa sobre o financiamento do governo.

Janela de IPO

Qualquer extensão da paralisação ameaçaria atrasar as empresas que planejavam abrir o capital antes do feriado de Ação de Graças do próximo mês. Isso porque a janela antes dos feriados de fim de ano oferece apenas um prazo limitado para fechar negócios.

Empresas como a Navan, Andersen Group e a BitGo entraram com pedidos de IPO no início de setembro, tornando-se as primeiras a serem impactadas pelo fato de a SEC não ser capaz de declarar as inscrições efetivas.

A Ethos Technologies, a Beta Technologies, e a Once Upon a Farm PBC ainda estão no meio de um período de espera de 15 dias antes de poderem iniciar a comercialização formal de suas ofertas.

Exit mobile version