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Lançamento da Alo Yoga une metaverso, NFT e moda

Mais que óculos 3D ou “meme de macaco”, metaverso e NFT se tornaram os novos drivers econômicos das empresas de destaque.

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ARTIGO*

Os amantes de yoga agora podem dizer “namastê” no metaverso, graças a uma experiência imersiva de bem-estar trazida à vida no mundo virtual por uma parceria entre a marca de estilo de vida e roupa ativa Alo Yoga e a plataforma de jogos Roblox. O resultado dessa parceria é o Alo Sanctuary.

“Alo Sanctuary”, o metaverso da Alo Yoga na plataforma Roblox. (Imagem: Divulgação oficial Alo Yoga no Roblox)

Depois de criar um avatar, os visitantes são recebidos em um estúdio de “regeneração”, centrado em uma paisagem de ilha digital com águas e sons relaxantes. Ele ainda oferece aulas de meditação e yoga, que podem ser feitas 24 horas por dia, sozinho ou com amigos.

Desde seu lançamento “beta” em fevereiro, houve cerca de 40 milhões de visitantes ao santuário virtual, com mais de 48 mil peças de roupas digitais baseada na tecnologia dos tokens não-fungíveis (NFTs) vendidas, que podem ser usadas para personalizar os próprios avatares dos usuários.

Para se ter uma ideia da repercussão desse lançamento, a Alo Yoga foi a empresa do setor que teve crescimento mais rápido por tráfego em seu site em 2020, superando até mesmo a Nike.

Top 10 sites de athleisure mais visitados. (Imagem: Reprodução/Relatório de dados Retail Brew)

Contudo, não satisfeita, a marca “namastê” acabou de lançar uma nova campanha unindo passos ainda mais fortes em direção à Web 3 para engajar — e lucrar — com seus milhares de fãs: a sua primeira coleção de “prêt-à-porter”, em NFT, para as festas de fim de ano na New York Fashion Week.

Ola Yoga é a nova tendência ‘slim + tech’

Desde junho, a Alo Yoga passou a aceitar o pagamento em criptomoedas, assim como estendeu a opção aos funcionários de receberem o salário em moeda digital.

O que também chama atenção além do “tech” é o modelo de influência diferenciado adotado pela marca: as “instagirls” não aparecem em seu perfil oficial de athleisure, o oposto do que se vê na obsessão fitness em Hollywood.

Descrição: feed do instagram oficial Alo Yoga. (Imagem: Reprodução/ Instagram oficial AloYoga)

Desse modo, a Alo Yoga é apenas sobre yoga, focando que a comunidade esteja inspirando essas pessoas a usar as roupas da marca, assim como praticar yoga. Desse modo, a marca consegue um nível de conversão e fidelização de clientes invejável.

A lógica “tech e reversa” da Alo Yoga posicionou a marca como expoente do setor athlesure, que combina athletic (atlético) + leisure (lazer), avaliado em mais de US$ 277 bilhões, segundo relatório da Mordor Intelligence.

Não à toa, o mantra diferenciado pregado por Danny Harris, cofundador e CEO, já impactou uma lista de personalidades como Hailey Bieber, Alexandra Daddario, Emily Ratajkowski e Blake Lively.

‘Namastê’, moda, NFT e muito dinheiro

Em parceria oficial de bem-estar da Semana de Moda de Nova York, a empresa escolheu a ocasião de gala para apresentar a sua coleção inspirada em roupas de luxo para esportes de inverno, integrando experiências NFTs e realidade aumentada.

Chamada Aspen Collection, a iniciativa contou com a empresa Web 3 MoonPay para criar os NFTs, que incluem peças como jaquetas de couro, roupas de esqui e conjuntos de cashmere, com preços variando de US$ 54 a US$ 1.425, conforme divulgação oficial.

Descrição: divulgação oficial da Alo Yoga na Semana de Moda de Nova York. (Imagem: Reprodução/Twitter DigitalxTwin)

Mas, não é só isso: os clientes que comprarem peças da nova coleção receberão o NFT autenticado, que além de trazer uma experiência em realidade aumentada, oferece benefícios VIPs, como experiências de compras personalizadas e acesso aos Alo Wellness Clubs.

Metaverso e NFTs 

Metaverso e NFT são um caminho sem volta para empresas e usuários, permitindo interações diferentes do modo “frio” e “to click” que estamos habituados.

Além disso, observando o contexto e crescimento ao longo dos últimos anos, é notável que as tecnologias estão se vinculando cada vez como sinônimos de vantagens e ganhos diferenciadas para marcas, principalmente as voltadas para moda.

Puma e Prada, por exemplo, também lançaram em 2022 uma experiência imersiva de metaverso na qual os clientes podiam comprar NFTs das peças e fazer o resgate em uma edição do item físico limitado.

Contudo, mais do que “só dinheiro”, o impacto no reconhecimento geral da marca, engajamento e fidelidade do cliente são provavelmente as principais razões pelas quais mais e mais empresas estão investindo em metaverso e NFTs.

Mayara é co-autora do livro “Trends – Mkt na Era Digital”, publicado pela editora Gente. Multidisciplinar, apaixonada por tecnologia, inovação, negócios e comportamento humano.

*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.

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