Finanças
Marca Reserva vai lançar o primeiro tênis phygital do Brasil
Mergulhando novamente nos NFTs e metaverso, a nova aposta da Reserva X é o lançamento da coleção Spriz NFT Series.
*ARTIGO
Reserva, a marca de moda brasileira que se destaca por oferecer um “básico sofisticado”, anunciou mais um lançamento inovador: a criação de uma coleção de NFTs (tokens não-fungíveis) relacionado a um tênis real, que integra a versão do tênis esportivo que agora integra o mundo físico e digital no metaverso.
Longe de ser apenas uma moda passageira, os novos recursos e funcionalidades habilitados pelo metaverso estão inspirando maneiras de não apenas competir e monetizar produtos e serviços virtuais, mas também adquirir bens do mundo real.
A nova coleção de NFTs, chamada “Spriz NFT Series” será o primeiro tênis “phygital” do Brasil, a segunda coleção de tokens não-fungíveis lançada pela Reserva X, divisão de inovação e metaverso da marca a Reserva X.
Com o sucesso de seu último lançamento (a coleção Pistol Bird que se esgotou nos primeiros 50 minutos da pré-venda), a nova aposta da marca contará com 4 modelos de “sneakers”.
Asphalt, Citadel, Stellar e Turmoil, são os nomes dos da coleção, cada um com características únicas e exclusivas que trarão benefícios no mundo real e digital para seus detentores.
A Reserva é “apenas” mais uma das dezenas empresas que têm investido em lojas, produtos e experiências envolvendo as tecnologias do blockchain.
A Lojas Renner (LREN3), por exemplo, desenvolveu um mapa dentro do jogo Fortnite, que serve como uma loja física, mas no ambiente virtual. O Itaú (ITUB3, ITUB4) está desenvolvendo opções de investimentos e cidades virtuais para clientes.
Como funciona a coleção Spriz NFT Series?
Do ponto de vista dos negócios e marketing, é importante ter a percepção que as pessoas compram sensações e experiências, e não apenas produtos ou serviços.
Além dos calçados físicos e virtuais, todos os detentores do Spriz NFT Series farão parte de um clube de benefícios VIPs juntamente com os holders dos NFTs da coleção anterior, que inclui descontos, mentoria com Rony Meisler, CEO da marca, cursos e outros.
Comprar o NFT da nova coleção garantirá não só um item digital exclusivo, mas também um tênis físico colecionável, que contará com numeração única para garantir autenticidade da peça.
As vendas dos NFTs estão previstas para acontecer em outubro de 2022 e, apesar de ainda não ter sido divulgado o valor do item, as vendas terão duração de apenas 72h, com previsão dos estoques se esgotarem muito antes.
O tamanho do par será definido no momento da compra e fabricado sob medida — ou seja, realmente será um produto 100% único no mundo, que pode se valorizar ao longo dos anos por conta da sua escassez e raridade.
Estratégia phygital veio para ficar
O metaverso permite a união do mundo físico e digital com experiências e oportunidades nunca vistas antes, e está muito longe de ser apenas brincadeira de adolescente ou óculos de realidade aumentada.
Para se ter uma ideia, a Analysis Group, uma das maiores consultorias econômicas do mundo, divulgou um estudo mostrando que, se a adoção do metaverso for semelhante a dos smartphones, até 2031, a tecnologia poderá representar 2,8% do PIB Global (US$ 3 trilhões).
O Gartner prevê que, até 2027, 25% das organizações de varejo com presença de comércio eletrônico terão concluído pelo menos uma prova de conceito para ativos tokenizados usando tecnologias no metaverso.
Promover uma boa experiência do consumidor é importante em qualquer canal de venda, online ou offline, mas o phygital pode contribuir com essa percepção de forma mais intensa.
A proposta phygital está intrinsecamente ligada ao fenômeno omnichannel, que representa a integração entre todos os canais de contato: físicos e digitais de um negócio. Diante desse cenário, marcar presença em ambos ambientes torna-se imprescindível.
Os NFTs são mais que ativos financeiros para especuladores digitais, eles são uma nova forma de vínculo e relacionamento com fãs da marca, tendo o cliente no centro de tudo.
Mayara é co-autora do livro “Trends – Mkt na Era Digital”, publicado pela editora Gente. Multidisciplinar, apaixonada por tecnologia, inovação, negócios e comportamento humano. |
*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.
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