Finanças
Morning Call: IGP-DI veio levemente abaixo da expectativa de mercado
Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.
Cenário Global e de Bolsa de Valores
Quase todas as bolsas da Ásia encerram esta quarta feira no positivo, exceto o índice Straits Times em Cingapura, com leve baixa de -0,18%. Além do afrouxamento nas restrições por conta da Covid, que já tem sido muito falado, o que ajudou um pouco o mercado por lá foram os números relacionados a novas licenças para lançamento de jogos. Esse dado positivo animou empresas de tecnologia na bolsa de Hong Kong, com isso o Hang Seng fechou em alta de +2,24%. Mas vale lembrar que a atual recuperação dos principais índices por lá ainda estariam dentro de um contexto negativo. Também encerrando o dia no positivos as bolsas de Tóquio e Xangai, com +1,04% para o Nikkei e +0,68% para o SSEC.
O dia começa um pouco estressado na Europa por conta do anúncio vindo do Credit Suisse, afirmando que seria provável uma perda em todo o grupo no segundo trimestre. Com isso as ações da empresa operavam em baixa de -5,69% neste inicio de sessão. Lembrando que a atual cotação da empresa é a mesma faixa de preços em que ela era cotada no pico de estresse da Covid em março de 2020. Outro importante destaque para Zona do Euro está relacionado ao anúncio do BCE que irá ocorrer amanhã logo pela manhã, 8:45 com a decisão da taxa de juros. O DAX em Frankfurt opera neste momento em queda de -0,50%, já em Paris o CAC caía um pouco mais, -0,57% e o FTSE em Londres -0,35%.
Por enquanto o mercado futuro norte americano parece sinalizar que ele também aguarda a decisão dos juros por parte do BCE que só ocorre na parte da manhã de quinta feira. Por lá a agenda do dia mais uma vez é fraca, tendo dados do estoque de petróleo bruto para ser anunciado às 11:30. Mas vale destacar que o mercado não costuma acertar a expectativa desses dados, com isso para ter um impacto sobre a commodity os dados teriam que vir muito fora do esperado. Nesse momento o petróleo do tipo Brent opera em leve alta de +0,72% e o SP500 futuro em queda de -0,22%.
Cenário no Brasil e Ibovespa
Por aqui também sem novidades o mercado segue de olho na questão dos combustíveis e ontem o presidente do Senado, confirmou a expectativa de votar na próxima segunda feira o projeto para limitar a alíquota do ICMS. Falando da nossa bolsa ontem o dia foi de leve baixa, muito por conta das ações da Petrobras e Vale, que seguraram o mercado evitando uma realização ainda maior. Tanto o petróleo quanto o minério de ferro neste momento operam em terreno positivo e podem mais uma vez contribuir positivamente para essas duas ações. Divulgado às 8h45, o IGP-DI veio 0,69%, o que seria levemente abaixo da expectativa dos analistas e poderia aliviar o mercado de juros futuros nesta manhã.
Por enquanto o mercado não consegue romper a barreira dos 111 / 112 mil pontos, região que acima poderia levar a um outro movimento de alta. Com isso sentimos a faixa de resistência e infelizmente encerramos o dia abaixo da média exponencial de 9 dias. Lembrando que esta média vinha servindo de suporte nos últimos 12 dias seguidos. Para seguir com viés mais positivo seria interessante respeitar o suporte da média de 21 dias, se isso não for possível vamos seguir com uma visão negativa enquanto os preços permanecerem abaixo da MME9.
06:00 | EUR | PIB |
08:45 | BRA | IGP-DI |
11:30 | EUA | Estoque de petróleo |
12:30 | BRA | Índice de evolução de emprego do CAGED |
Veja também:
- Fundo Verde: entenda como surgiu e como funciona
- 7 ações que pagam dividendos em dólar
- Como viver de renda: quanto dinheiro é preciso ter e onde investir?