Finanças
Morning Call: inflação chinesa preocupa mercados pela desaceleração econômica
Dados econômicos da China indicam uma desaceleração do consumo após o índice de preços ao consumidor vir abaixo das expectativas de mercado. Além disso, as eleições de meio mandato nos EUA ficam no radar e podem enfraquecer o atual presidente Joe Biden.
Os mercados asiáticos têm um dia misto com quedas afetando mais as bolsas da China e Japão depois da divulgação dos índices de inflação ao produtor e consumidor na China virem abaixo das expectativas reforçando a ideia da economia chinesa em desaceleração e sentindo os efeitos da política de covid zero no país. O IPC chinês registrou uma alta de 0,1% em outubro, resultado abaixo da alta de 0,3% projetada, enquanto a alta na comparação anual desacelera de 2,8% em setembro para 2,1% em outubro, também abaixo dos 2,4% esperados. Já o IPP registrou uma queda anualizada de 1,3%, resultado melhor que a queda de 1,5% projetada.
O índice de Hang Seng encerrou o dia em queda de 1,2%, Shanghai teve recuo de 0,53%, o Nikkei teve baixa de 0,56% puxado por empresas de energia em queda pela baixa do petróleo enquanto o índice de Taiwan teve alta de 2,18% e o sul-coreano KOSPI subiu 1,06%.
Na Europa os mercados continuam reagindo aos resultados corporativos da temporada de balanços e esperando uma definição da eleição de meio mandato nos EUA. No começo do dia o índice alemão DAX caía 0,48%, o FTSE tinha baixa de 0,22%, o CAC recuava 0,17% e o Euro Stoxx registrava baixa de 0,41%.
EUA hoje
Os investidores continuam a acompanhar as eleições de meio mandato dos EUA onde serão escolhidos 435 novos deputados da Câmara e 35 dos 100 senadores, além de 36 dos 50 governadores dos estados do país. A expectativa do mercado é que os republicanos, partido de oposição ao governo do atual presidente democrata Joe Biden, consiga avançar nas eleições ajudando a preparar terreno para uma possível volta de Trump nas próximas eleições presidenciais.
Além das eleições, a temporada de balanços continua influenciando o comportamento dos índices norte-americanos. Os pré-mercados começaram o dia em queda mas o índice Nasdaq vem tentando reverter a queda oscilando entre leves altas e baixas com +0,01% enquanto o S&P 500 cai 0,14% e queda de 0,26% do Dow Jones.
E parte da cautela dos mercados vem da divulgação do CPI, índice de inflação ao consumidor dos EUA que será divulgado amanhã (10) assim como os pedidos iniciais de seguro-desemprego.
Imprevisibilidade no ministério da economia, PEC da transição e balanços e expectativas
No cenário doméstico as preocupações se voltam à PEC da transição que deve ter o valor de R$ 175 bilhões de acordo com aliados de Lula para que seja possível manter os benefícios atuais e honrar as promessas de eleição. Além disso, a falta de nomes para o ministério da Economia traz imprevisibilidade ao mercado.
E entre os balanços do dia, o destaque fica com a Gerdau, Alupar, Minerva, Arezzo, Eletrobras, Banco do Brasil, Oi, Natura, MRV, Carrefour, entre outros. A lista completa pode ser conferida no calendário de resultados aqui.
Veja também
- Para contonar tarifas de Trump, conselheiros da China pedem crescimento de 5% em 2025
- BNDES e Banco de Desenvolvimento da China assinam primeiro empréstimo em moeda chinesa
- Após G20, Lula e Xi Jinping estreitam laços entre Brasil e China
- BRF compra fábrica e passa a ser a primeira empresa de proteínas a produzir na China
- Chinesa SpaceSail fecha acordo com governo Lula e se prepara para competir com Starlink, de Elon Musk