Finanças

Morning Call: reunião do CMN e balanços no radar dos investidores

Com as críticas cada vez mais frequentes à atuação do BC pelo governo atual, a reunião do Conselho Monetário Nacional tem potencial de abrir a discussão entre seus integrantes sobre a mudança das metas já estabelecidas de inflação do Banco Central.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

Resumo da semana anterior (06-10/02)

O Ibovespa sentiu a pressão das críticas do governo atual ao Banco Central e sua atuação contra a inflação e registrou uma queda semanal de 0,41% . Entre os dados da semana passada, o IPCA de janeiro cresceu 0,53% e desacelerou a alta em 12 meses de 5,79% para 5,77% enquanto entre os destaques corporativos estão os resultados do Itaú e Bradesco.

No exterior, o S&P 500 encerrou a semana com queda de 0,71% repercutindo os resultados corporativos e um novo patamar de juros máximos nos EUA cogitados após dados fortes do mercado de trabalho norte-americano ainda preocupar o Fed.

Mercados hoje

Os investidores acompanham durante a semana a divulgação na terça-feira (14) do Índice de Preços ao Consumidor, o CPI, dos EUA referente ao mês de janeiro que deve influenciar a maneira como o mercado projeta o caminho dos juros no país.

  • Ásia: Os índices asiáticos tem um dia de queda majoritária com baixas de 0,88% no Nikkei, 0,12% no Hang Seng, 0,27% no Taiex e 0,69% no Kospi enquanto a maior exceção é o índice de Shanghai com valorização de 0,72% pelo aumento na demanda da população por crédito em janeiro.
  • Europa: Os índices europeus começam a semana otimistas reagindo ao relatório trimestral da Comissão Europeia que reduziu as projeções para a alta da inflação no continente para 2023 e 2024 e sugeriu que o pico inflacionário pode ter sido superado. Os ganhos nos índices são de 0,27% do DAX, 0,30% do FTSE, 0,60% do CAC, 0,52% do IBEX e 0,49% do Euro Stoxx.
  • EUA: Os investidores seguem acompanhando as tensões entre EUA e China envolvendo os abatimentos de objetos voadores não identificados e também aguardam os dados do CPI amanhã (14). Os pré-mercados começam o dia mistos com queda de 0,12% no Dow Jones e altas de 0,04% no S&P 500 e 0,18% no índice Nasdaq.
  • Commodities: Apesar da alta de 1,59% do Gás Natural, as demais commodities operam em baixa, com destaque para as quedas de 0,80% no barril do Petróleo Brent, reduzindo os ganhos registrados na semana passada pelo corte da produção anunciado pela Rússia.

Temporada de balanços continua e política monetária segue em foco

Na manhã desta segunda-feira (13), Roberto Campos Neto, presidente do BC participa da uma reunião com o presidente da Febraban, Isaac Sidney, e os presidentes dos três bancos privados, e mais tarde será transmitida a participação muito esperada de Roberto Campos Neto no programa RodaViva às 22:00 onde ele poderá responder a perguntas cruciais sobre a atuação do BC, sua independência, a vivência com integrantes do governo atual e a possível mudança na meta de inflação

O mercado acompanha também a reunião do CMN, Conselho Monetário Nacional, que ocorre na quinta-feira (16) com expectativas que conversas relacionadas à mudança na meta da inflação do BC aconteçam.

E a temporada de balanços continua hoje com os números do Banco do Brasil, BTG, Carrefour e São Martinho.

Mais Vistos