Finanças

Morning Call: semana com decisão de juros e início da temporada de resultados

Os principais fatos que podem impactar os mercados hoje e uma breve análise do índice Bovespa.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

Cenário global de bolsa de valores

A semana começa no mercado asiático com feriado do Ano Novo Lunar que se estende na China e Taiwan durante toda a semana e na Coréia do Sul até a quinta feira reduzindo a liquidez esperada. Mesmo assim, o tom otimista fez com que as bolsas operantes tivessem uma segunda feira majoritariamente positiva com Japão: +1,07%, Hang Seng: +1,07% e Índia: +1,39%.

O mercado europeu também tem uma segunda feira com ganhos em sua maioria com Reino Unido: .0,20%, França: +0,21%, Espanha: -0,08% e o índice Euro Stoxx: +0,48%. Os investidores europeus devem acompanhar decisão de taxa de juros no Reino Unido na quinta feira, 03/02 com expectativa de aumento da taxa de juros de 0,25% para 0,50% enquanto o Banco Central Europeu deve manter a taxa de juros em 0% também na quinta feira, 03/02 haverá a divulgação de importantes dados econômicos da zona do Euro na semana como o PIB nessa segunda feira, a taxa de desemprego na terça feira e o IPC de janeiro na quarta feira.

Nos EUA, a temporada de balanços continua enquanto o mercado pode apresentar volatilidade ao resultado do Payroll de janeiro que será divulgado na sexta feira, 04/01. O mercado futuro dos EUA se mantém mistos com Nasdaq: +0,43%, S&P: -0,14% e Dow Jones: -0,41%.

Cenário no Brasil

O presidente Bolsonaro (PL) confirmou que a PEC dos combustíveis deverá ser entregue ao Congresso. O Projeto de Emenda Constitucional pretende zerar temporariamente o imposto sobre combustíveis que vem sofrendo com a alta do petróleo no mundo e por consequência impacta a inflação. A medida pode aliviar R$ 270 bilhões aos consumidores mas que pesam sobre a arrecadação do Governo e dos Estados.

Durante a terça e quarta feira acontece a reunião do Copom para decisão da taxa Selic onde o mercado tem o consenso de mais um aumento de 1,5 ponto percentual de 9,25% para 10,75% mantendo o ritmo de aperto monetário para controle da inflação.

Ainda na semana temos o início da temporada de balanços e resultados inicialmente com Indústrias Romi (ROMI3), Cielo (CIEL3) e Santander (SANB11).

Ibovespa

O índice vem de 3 semanas de altas com a superação dos 109 mil pontos que pode passar por alguns pregões de correção enquanto caminha para a média diária de 200 períodos próxima dos 115 mil pontos.

Eventos como o Payroll, decisão da Selic pelo Copom e início da temporada de balanços podem trazer volatilidade ao mercado caso os resultados desses eventos se desviem muito do consenso de mercado.

Fonte: TradingView

Indicadores e eventos

Brasil
Boletim Focus
Saldo do Setor público consolidado de dezembro
Caged de dezembro
EUA
Presidente do Fed de São Francisco, Mary Daly, participa de evento “O que o aumento das taxas de juros significará para o crescimento?”, organizado pela Reuters (13h30)
Presidente do Fed de Kansas City, Esther George, participa em evento do Clube Econômico de Indiana
Zona do Euro
PIB preliminar
Alemanha
CPI preliminar de janeiro
México
PIB preliminar do 4TRI
Japão
PMI industrial final de janeiro
Feriado do Ano Novo Lunar mantém parte dos mercados asiáticos fechados

Mais Vistos