Finanças
Nubank lança cartão de crédito para negativados e desbancarizados
Novo produto vai permitir que mais de 60 milhões de brasileiros possam construir um histórico de crédito
Em um país com mais de 60 milhões de brasileiros que não conseguem ter acesso ao crédito – seja pela falta de histórico nas instituições financeiras ou por ter o nome sujo- o Nubank encontrou uma porta de entrada para lançar um novo produto.
É o novo cartão de crédito pré-pago do banco digital, o lançamento foi anunciado nesta quinta-feira (18).
O cartão, focado em desbancarizados e inadimplentes, vai ter os mesmos serviços que um cartão de crédito convencional, entre estes compras online e parcelamentos, com a diferença que o limite de crédito disponível será carregado por meio de uma transferência desde a NuConta.
O valor enviado será equivalente ao limite total do cartão, há ainda um diferencial frente aos concorrentes do segmento: o montante que não for utilizado pode ser resgatado a qualquer momento. Isso claro se a fatura já tiver sido paga ou o valor não fizer parte de alguma compra parcelada.
O objetivo é que este novo cartão seja a porta de entrada para incluir financeiramente inadimplentes e desbancarizados. Uma pesquisa feita pelo banco digital revelou que cerca de 20% dos clientes nunca teve um cartão de crédito na vida.
O novo produto busca fornecer uma experiência de pagamento a prazo para os clientes com menos risco de endividamento. O cartão pré-pago deve ainda servir como uma oportunidade para construir um histórico de crédito com o Nubank e depois de acordo com o perfil de usuário e pontualidade nos pagamentos pode até garantir que o cliente tenha acesso a um cartão tradicional com limite pré-aprovado.
O Nubank informou que o serviço ainda está em fase de teste e disponível apenas para convidados, mas deve ser disponibilizado para todos os clientes nas próximas semanas.
No final de janeiro, o banco digital levantou US$ 400 milhões em sua sétima rodada de financiamentos e passou a ser avaliado em US$ 25 bilhões. Com isso, a fintech fundada pelo colombiano David Velez passou a ser o quarto maior banco da América Latina, atrás de Itaú Unibanco (ITUB4), Bradesco (BBDC4) e Santander Brasil (SANB11).
Após o novo aporte, o Nubank mais que dobrou de tamanho desde sua última rodada de financiamento, em julho de 2019, quando era avaliado em US$ 10 bilhões. Assim, o banco digital já ultrapassa instituições como Banco do Brasil (BBAS3) e BTG Pactual (BPAC11) em valor de mercado na bolsa.