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Lucro do Nubank dispara 486% em 2023, para US$ 1,1 bilhão

Já a receita da instituição financeira somou US$ 8 bilhões no ano passado.

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A Nu Holdings, que controla o Nubank (ROXO34), informou na noite desta quinta-feira (22) que registrou lucro líquido ajustado de US$ 1,196 bilhão no acumulado de 2023, alta de 486% perante os US$ 204 milhões registrados em 2022. A diferença entre ativos e passivos, medida pelo retorno sobre o patrimônio líquido (ROE), ficou em 21%, contra 4% do ano anterior.

No recorte do quarto trimestre do ano passado, o lucro ajustado somou US$ 395,8 milhões, contra US$ 113,8 milhões reportados em igual período do ano anterior.

O lucro contábil foi para US$ 360,9 no quarto trimestre, avanço perante os US$ 58 milhões do mesmo intervalo de 2022.

Já a receita do banco digital somou US$ 8 bilhões no acumulado do ano, o que representa um acréscimo de 67,5% em relação a 2022, quando alcançou US$ 4,792 bilhões. No quarto trimestre, a receita atingiu US$ 2,4 bilhões, acréscimo de 57% ante o mesmo intervalo de 2022.

Clientes

Segundo o Nubank, a companhia atingiu um total de 93,9 milhões de clientes em 2023, ante os 74,6 milhões de 2022.

No Brasil, o número de clientes avançou 24% no quarto trimestre, perante o mesmo intervalo de 2022, para 87,8 milhões, o que representa 53% da população adulta do país.

NII

A Receita Líquida de Juros (NII na sigla em inglês) cresceu 85% no quarto trimestre, perante o mesmo período de 2023, para US$1,3 bilhão, avanço, segundo o banco, motivado pelo crescimento contínuo das carteiras de cartão de crédito e de empréstimos pessoais, juntamente com o empréstimo pessoal garantido.

A inadimplência (NPL na sigla em inglês) de 15 a 90 dias no Brasil apresentou redução de 4,2% no terceiro trimestre, para 4,1% no quarto trimestre, enquanto a inadimplência de mais de 90 dias se manteve estável em 6,1%.

Em relatório de resultados, David Vélez, fundador e CEO do Nubank, falou sobre os principais pontos de atuação da companhia no futuro. “Nosso foco permanece na execução de nossas principais prioridades para o ano: vencer no mercado mexicano, expandir nossas operações de empréstimos garantidos, avançar nos segmentos de alta renda e transformar o Money Platform em realidade”.

Segundo a companhia, a base de clientes no México cresceu em quase 1 milhão no quarto trimestre, para 5,2 milhões em 2023.

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