Siga nossas redes

ROE: o que é e como analisar esse indicador?

ROE é o indicador pode ajudar o investidor a entender o desempenho de uma empresa.

Homem sentado com notebook em seu colo simulando calculo de ROE

O ROE é o Retorno sobre o Patrimônio Líquido de uma empresa. Assim como outros indicadores financeiros, ele é usado para analisar o custo de oportunidade de investir em uma companhia.

A recomendação é que esse tipo de indicador não seja avaliado isoladamente porque cada um mostra um recorte da performance da empresa. Ao analisar mais dados, você tem mais segurança na hora de investir nas ações dela.

Neste texto, nós vamos mostrar quais informações você consegue extrair do ROE para fazer sua análise. Confira os tópicos abaixo!

O que é o ROE?

ROE é a sigla para Return on Equity que é, em tradução, o Retorno sobre o Patrimônio Líquido. Este indicador financeiro serve para investidores e analistas estudarem o desempenho de uma empresa ao usar recursos próprios e os de acionistas.

O patrimônio líquido é a diferença entre os ativos e os passivos. Os ativos são a soma do dinheiro, bens e direitos da empresa. Já os passivos são as despesas, as dívidas e os compromissos financeiros. Então, podemos dizer que o ROE avalia o retorno sobre os ativos líquidos.

Uma companhia pode usar os ganhos da seguinte forma:

  • ao reinvestir nela mesma, ampliando a capacidade de crescer mais;
  • ao distribuir para os acionistas.

Com isso, o ROE mostra aos investidores qual é o nível de retorno que a empresa dá aos acionistas, seja na possibilidade de receber dividendos ou na valorização das ações.

Diferença entre ROE e ROIC

O ROE mostra o quanto uma companhia é rentável e eficiente no que faz usando o patrimônio próprio. Já o ROIC é o Retorno Sobre Capital Investido e analisa o potencial da empresa de gerar valor com os seus recursos e do dinheiro de acionistas e credores. 

Para entender melhor a diferença entre ROE e ROIC, vamos avaliar quais dados cada indicador utiliza:

  • ROE: mostra os ganhos que uma empresa tem a partir do seu patrimônio líquido;
  • ROIC: calcula-se com o “lucro operacional líquido depois dos impostos” (NOPAT na sigla em inglês) e o capital total investido. 

Simplificando, o ROE mostra a rentabilidade e o ROI mostra a lucratividade. Um ROIC alto mostra que a empresa vai se valorizar ao longo do tempo. Se o ROIC é baixo, quer dizer que ela está gastando dinheiro e não está saindo do lugar em termos de valor e participação no mercado em que atua. 

Como calcular e analisar o ROE de uma empresa?

O cálculo do ROE é o lucro líquido dividido pelo patrimônio líquido. O lucro líquido é o que fica depois da companhia ter pago os acionistas preferenciais e os juros para os credores. Desse montante ainda não foi descontado o pagamento de dividendos aos acionistas ordinários.

A fórmula de como calcular o ROE é a seguinte:

ROE = (lucro líquido / patrimônio líquido) x 100

Para chegar ao resultado em percentual, deve-se usar os valores correspondentes ao mesmo período. Você encontra o lucro líquido no demonstrativo de resultados da empresa. Já o patrimônio líquido está disponível no balanço patrimonial. 

A principal pergunta que o ROE responde é: “A companhia faz um bom uso do dinheiro dos acionistas?” e a partir disso é possível analisar:

  • Se a empresa é rentável, se sabe otimizar a produção, cortar desperdícios e gerar mais dinheiro com o que possui, sem precisar de mais investimentos;
  • Se a empresa tiver um ROE bom recorrente, existe a possibilidade de pagar dividendos aos acionistas. Vale lembrar que o ROE apenas mostra esse potencial, mas não mensura a quantidade. O indicador financeiro que calcula o percentual de quando se ganha de dividendo sobre o valor da ação é o Dividend Yeld (DY). E o Payout mostra quanto do lucro da empresa é distribuído aos acionistas.

Quando um ROE é bom?

Não existe um ROE bom para todo o mercado e, sim, o ROE ideal de cada segmento. Nesse sentido, é interessante que o indicativo seja maior do que os concorrentes do mesmo setor, o que indica uma boa oportunidade de investimento.

O investidor que compara empresas do mesmo setor vai ter uma base de dados diferentes para consultar. Isso acontece porque cada segmento pode ter uma demanda maior de recursos, de patrimônio e de estrutura para gerar lucro. 

Veja os exemplos:

  • Uma grande rede atacadista, por exemplo, precisa lidar com um volume de produtos e serviços próprios ou terceirizados de logística, além da compra ou aluguel de balcões e instalações, etc. 
  • Por outro lado, uma companhia de programas de gerenciamento de softwares pode precisar de pouquíssimo espaço físico, mas vai investir em pesquisas, tecnologia e armazenamento de dados em nuvem. Em termos de patrimônio, ela poderá ter muito menos do que a rede atacadista, concorda? E isso não quer dizer que uma é mais rentável do que a outra.

Empresas de dividendo e de crescimento

Outro ponto que deve ser levado em conta é separar empresas de dividendos das empresas de crescimento. O ROE de cada perfil vai ser diferente porque a estratégia delas não é a mesma. 

Empresas de dividendo são consolidadas, estão entre os líderes do setor e remuneram os acionistas. Esse tipo de companhia terá um ROE mais alto porque dá um retorno maior para a base que custeia todo o seu funcionamento.

As empresas de crescimento vivem um outro ritmo e momento. Elas querem crescer massivamente, aumentar sua participação no setor e até atuar em outros mercados. Para atingir resultados mais expressivos e no menor tempo possível, esse perfil de empresa tende a reinvestir no próprio negócio.

Por isso, a expectativa é que a distribuição de dividendos seja mínima e, assim, o ROE pode ser menor. O investidor que aposta em empresas de crescimento acredita na valorização dos ativos ao longo do tempo.

O que significa um ROE alto?

Se uma empresa registra um ROE alto continuamente, é sinal de que ela tem estabilidade e poderá ter um desempenho geral positivo, o que inclui repassar seu lucro aos acionistas. No entanto, um ROE alto também pode indicar patrimônio baixo e correr mais riscos.

Uma companhia com patrimônio baixo pode enfrentar dificuldades em momentos de crise ou de emergência. Sem ter de onde tirar o dinheiro vendendo bens, direitos e usando suas reservas, ela fica mais exposta a ter que pedir empréstimos ou operações com juros elevados.

Da mesma forma, se as despesas da empresa forem grandes, elas podem enxugar o patrimônio líquido da empresa. As vendas podem ser altas, mas não se sabe se está queimando ou fazendo dinheiro. Por isso, é importante verificar o nível de endividamento da companhia.

Outro cenário é quando o período mostra um ROE alto, mas o resultado realmente positivo aconteceu apenas em alguns meses. Isso se deve à sazonalidade ou à variação do mercado. Por apresentar uma alta inconsistente, fica difícil entender se a empresa está sendo rentável com os recursos que possui. 

O que significa um ROE baixo?

Um ROE baixo pode indicar que a empresa não tenha uma atividade rentável na mesma proporção que seu patrimônio líquido. Por outro lado, um ROE baixo também pode significar que a companhia está reinvestindo o lucro no próprio negócio em lugar de distribuí-lo aos acionistas.

Além do ROE baixo, também temos o ROE negativo, que é registrado quando o lucro líquido ou o patrimônio líquido é negativo. Esse resultado significa que a empresa está gastando mais do que recebe, registrando prejuízos consecutivos. 

Isso faz com que a companhia esgote seu patrimônio para manter as atividades. É importante lembrar que uma empresa com ROE negativo não deve ser comparada com as que registraram ROE positivo.

Aproveite que finalizou a leitura desse artigo sobre ROE e leia também sobre planos para aumentar uma empresa!

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.