Siga nossas redes

Negócios

Confiança da indústria do Brasil vai em fevereiro à mínima desde meados de 2020

Dados da FGV mostraram que o Índice teve no mês recuo de 1,7 ponto, para 96,7 pontos, menor nível desde julho de 2020 (89,8 pontos).

Confiança da indústria do Brasil vai em fevereiro à mínima desde meados de 2020
Carros recém-produzidos em estacionamento de fábrica em São Bernardo do Campo, SP – REUTERS/Paulo Whitaker

A confiança da indústria no Brasil recuou pelo sétimo mês seguido e atingiu em fevereiro o nível mais baixo desde meados de 2020, com piora generalizada das avaliações, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

Os dados da FGV mostraram que o Índice de Confiança da Indústria (ICI) teve no mês recuo de 1,7 ponto, para 96,7 pontos, menor nível desde julho de 2020 (89,8 pontos).

“O mês de fevereiro manteve a tendência de queda disseminada na indústria, sendo a maior sequência de quedas desde 2014, quando foram registrados 8 meses consecutivos de retração”, explicou a economista do FGV IBRE Claudia Perdigão em nota.

“A indústria enfrenta desaceleração da demanda acompanhada ainda de persistência dos gargalos produtivos que pressionam os custos”, completou.

O Índice de Situação Atual (ISA), que mede o sentimento dos empresários sobre o momento presente do setor industrial, perdeu 1,3 ponto e foi a 98,5 pontos, menor valor desde agosto de 2020 (97,8 pontos), segundo a FGV.

O Índice de Expectativas (IE), indicador da percepção sobre os próximos meses, caiu 2,2 pontos para 94,9 pontos, menor patamar desde julho de 2020 (90,5 pontos).

“A redução do IPI programada pelo governo poderá ser um fator a impulsionar a indústria, atuando sobre a inflação industrial e estimulando da demanda”, disse ainda Perdigão, depois de o ministro da Economia, Paulo Guedes, ter reforçado esta semana que o governo pretende cortar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25% para ajudar a indústria local.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.