Finanças

Quase metade dos anúncios de imóveis tem preços sobrevalorizados, diz estudo

Segundo levantamento do QuintoAndar, 46% dos imóveis são anunciados por valor maior que o ideal de mercado.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 min

Entre os proprietários de imóveis residenciais tentando vender uma casa ou apartamento, 46% anunciam preços considerados acima do valor considerado ideal de mercado. Desses imóveis anunciados com valores mais altos, apenas 10% são vendidos pelo preço pedido.

É o que aponta um estudo divulgado nesta semana pelo QuintoAndar, com dados coletados entre julho de 2022 e abril de 2023 e uso de inteligência artificial para precificar os imóveis da plataforma. Segundo o levantamento, imóveis que estavam dentro do padrão de preço em suas respectivas regiões corresponderam a cerca de 70% das vendas na plataforma neste período.

Imóveis em Águas Claras, Brasília DF, Brasil 1/5/2018 Foto: Andre Borges/Agência Brasília.

“A superestimação do valor pode afastar potenciais interessados, resultando em menor interesse e menos visualizações dos anúncios”, diz o especialista em dados do QuintoAndar Pedro Capetti.

Aluguel: preços também superestimados

Os números também mostra que há preços sobrevalorizados no mercado de locação. Ainda segundo o QuintoAndar, entre janeiro de 2022 e abril de 2023, cerca de 35% dos imóveis publicados para locação na plataforma estavam com um preço considerado inadequado no momento da publicação.

O estudo também mostra que imóveis com o preço acima do mercado demoraram 16% mais para alugar, considerando a média, e recebem até 44% de desconto nas negociações.

“Sobrevalorizar o aluguel do imóvel o exclui do interesse de uma parcela significativa de inquilinos potenciais, reduzindo sua liquidez. A precificação elevada para ‘testar’ o mercado, mesmo que a intenção seja ajustar o valor posteriormente, mostra-se contraproducente, uma vez que o pico de atratividade do imóvel acontece nas primeiras semanas”, Capetti.

especialista em dados do QuintoAndar Pedro Capetti

“É de extrema importância que os proprietários e administradores imobiliários realizem uma análise minuciosa do mercado e estabeleçam um preço justo e competitivo para seus imóveis, maximizando as chances de um alugar ou vender rápido”, conclui o especialista.

Mais Vistos