Finanças

Resumão: Ibovespa sobe mais de 3% na semana, dólar cai mais de 4%; entenda

Programa comenta ainda os melhores e piores desempenhos de ações na bolsa de valores brasileira.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 min

O que puxou a alta do Ibovespa e a queda do dólar nesta semana?

O Boletim InvestNews desta sexta-feira (4) traz um resumo de notícias que mexeram com o mercado financeiro. Do cenário externo, notícias sobre as taxas de juros e o mercado de trabalho nos Estados Unidos repercutiram entre os investidores. O Federal Reserve (Fed) elevou os juros, enquanto o desemprego subiu no país. Como isso tudo afetou o Ibovespa e o dólar?

Da China, notícias indicando uma possível flexibilização das medidas contra a covid-19 animaram os mercados. Embora não haja confirmação oficial de autoridades, pistas sobre um possível recuo da política de covid zero repercutiram positivamente – ajudando inclusive a impulsionar a ação da Vale (VALE3) no Brasil.

No Brasil, a primeira semana após o segundo turno da eleição 2022, que terminou com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL), foi marcada pelas primeiras reuniões para a transição de governo. O que já se sabe até agora? E como o mercado reagiu?

Ainda no cenário interno, o programa fala sobre o impasse sobre os dividendos da Petrobras. A empresa anunciou o pagamento de proventos aos acionistas de PETR3 e PETR4, mas o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União mandou suspender. O que está acontecendo?

O BLTM traz ainda os números do fechamento do mercado, cotação do dólar, bitcoin e Ibovespa no dia e na semana, além das ações que mais subiram e mais caíram.

A apresentação é da jornalista Karina Trevizan.

Veja também:

Mais Vistos