Finanças

Resumão: o que mudou no cenário para juros, inflação e economia brasileira

Programa traz ainda os números do fechamento do mercado, com a cotação do dólar, bitcoin e Ibovespa do dia.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 min

Quais as previsões para a taxa Selic, inflação e economia brasileira após as notícias da semana?

O Boletim InvestNews desta sexta-feira (5) traz um resumo de notícias da semana e como elas mexeram com as perspectivas do mercado financeiro.

O comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) que anunciou a alta da Selic a 13,75%, por exemplo, mexeu com as perspectivas para o rumo da taxa de juros no Brasil.

Além disso, a Petrobras (PETR3 e PETR4) anunciou uma redução do preço do diesel nas refinarias, um dia antes de o preço do petróleo voltar ao patamar anterior à invasão da Rússia que iniciou a guerra da Ucrânia. Quais são os efeitos esperados para a inflação?

A semana também teve a divulgação de dados da produção da indústria no Brasil, mostrando que o setor ainda enfrenta dificuldades. Qual deve ser o impacto esperado para a economia brasileira e o Produto Interno Bruto (PIB)?

Do cenário externo, um relatório de emprego nos EUA (payroll) mostrou condições muito mais positivas do que o esperado pelo mercado, atenuando temores de recessão. O que esperar da economia dos EUA? E dos juros? O Federal Reserve (Fed) pode continuar subindo as taxas? Como isso afeta o Brasil?

A semana teve ainda as preocupações em relação às tensões entre China e Taiwan, que envolveu ainda as relações dos países asiáticos com os Estados Unidos.

Com apresentação da jornalista Karina Trevizan, o programa traz ainda os números do fechamento do mercado, com a cotação do dólar, bitcoin e Ibovespa do dia, além das ações que mais subiram e mais caíram.

Veja também:

Mais Vistos