Finanças

Satoshi Nakamoto, criador do bitcoin, pode estar de volta

Satoshi desapareceu em abril de 2011, mas a postagem na plataforma ‘X’ fez com que ele voltasse a ser notícia.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

*ARTIGO

Na última segunda-feira (2), os entusiastas do mundo das criptomoedas foram surpreendidos com o retorno do perfil @satoshi no “X” (antigo Twitter), que estava inativo desde 2018. O reaparecimento veio acompanhado de uma mensagem enigmática sobre o bitcoin (BTC), deixando a comunidade em alerta. 

Ressurgindo das cinzas, o perfil, supostamente associado ao criador do bitcoin, Satoshi Nakamoto, publicou a seguinte mensagem: “O bitcoin é uma máquina de predicação. Nos próximos meses, exploraremos diferentes aspectos que não estavam explicitamente contidos no white paper. Esses aspectos fazem todos parte do bitcoin e são importantes. Algumas dessas ideias foram abordadas nos primeiros anos; agora é hora de extrapolar e explicar.” 

Essa postagem rapidamente se tornou viral, com mais de 6 milhões de visualizações até o momento. O perfil que a publicou foi criado em 2007, dois anos antes do lançamento oficial do bitcoin.

Por outro lado, há um ceticismo generalizado em relação à identidade do proprietário do perfil @satoshi, já que qualquer usuário pode comprar o símbolo de “verificado” no antigo Twitter e a escolha do nome “Satoshi” pode ter ocorrido devido à sua relativa frequência no Japão.

Essa ambiguidade em torno da autenticidade do perfil alimenta especulações sobre outras possíveis origens e intensifica a curiosidade sobre quem realmente está por trás do desenvolvimento dessa criptomoeda revolucionária.

Quem é Satoshi Nakamoto e por que sumiu?

Satoshi Nakamoto é o pseudônimo utilizado pelo criador do bitcoin, cuja verdadeira identidade permanece desconhecida até hoje. 

Em 2008, Satoshi publicou o famoso “white paper” sobre o bitcoin e, em seguida, desapareceu sem deixar muitos rastros. Desde então, uma série de teorias surgiram tentando revelar quem está por trás desse pseudônimo. Alguns o associam a programadores, outros a desenvolvedores e à comunidade cyberpunk. 

Alguns apontam para programadores renomados, como Nick Szabo e Hal Finney, como possíveis candidatos, enquanto outros sugerem que Satoshi é uma entidade coletiva, representando uma colaboração de mentes brilhantes. 

Até o momento, todas as tentativas de desvendar a pessoa ou pessoas por trás desse pseudônimo revolucionário têm sido infrutíferas, preservando o anonimato misterioso do criador do bitcoin.

De todo modo, a última mensagem enviada por Satoshi Nakamoto foi para Gavin Andresen, um colaborador no BitcoinTalks, no ano de 2011. 

Última mensagem deixado pelo criador do bitcoin. (Imagem: Reprodução/publicação no BitcoinTalk)

Anonimato de um lado, potencial de outro

Ao longo dos últimos 14 anos, mesmo sem uma figura central à frente de seu desenvolvimento, o bitcoin continua desempenhando um papel revolucionário na economia global. 

Desde sua criação, o bitcoin tem oferecido uma alternativa às moedas tradicionais, permitindo transações financeiras seguras, privadas e descentralizadas

Saindo do absoluto zero, em menos de uma década e meia já soma valor de mercado de US$ 570 bilhões. Matematicamente limitado a 21 milhões de unidades, o bitcoin tem sido comparado ao ouro digital, com muitos investidores vendo-o como uma reserva de valor segura em tempos de incerteza econômica.

Dados de mercado do bitcoin em 04/10/2023. (Imagem: Reprodução/coingecko)

Embora o preço do bitcoin seja altamente volátil e seu surgimento contemple muitos mistérios, ele tem se provado ser uma tecnologia que veio para reestruturar todo sistema macro que rege a sociedade. 

*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.

Mais Vistos