Site icon InvestNews

A política de Elon Musk é uma oportunidade de vendas para rival Polestar, diz CEO

Um veículo elétrico Polestar 4 (EV) durante o New York International Auto Show (NYIAS) de 2024 em Nova York, EUA, na quinta-feira, 28 de março de 2024. O evento, inaugurado em novembro de 1900, é o mais antigo e mais frequentado salão do automóvel da América do Norte. Fotógrafo: Bing Guan/Bloomberg

O papel cada vez mais ativo que Elon Musk está desempenhando na política global está afastando muitos clientes da Tesla e criando uma abertura para a Polestar, disse o CEO da fabricante rival de veículos elétricos.

“Muitas pessoas escrevem dizendo que não gostam de tudo isso”, disse o CEO da Polestar, Michael Lohscheller, em uma entrevista à Bloomberg News. “É importante ouvir atentamente o que elas dizem. E posso lhe dizer que muitas pessoas têm um sentimento muito, muito negativo.”

Lohscheller, de 56 anos, disse que orientou os vendedores a buscarem proprietários insatisfeitos da Tesla para possíveis negócios.

A Polestar poderia usar a ajuda que seu CEO espera obter com a afirmação de Musk em Washington, Berlim e Westminster. A fabricante de veículos elétricos premium está saindo de mais um ano de vendas decepcionantes que ficaram bem aquém das projeções iniciais feitas em 2021, quando fechou um acordo para abrir o capital por meio de uma fusão com uma empresa de aquisição de propósito específico, ou SPAC.

Lohscheller disse que Musk é um “empresário muito bem-sucedido” e reforçou que ele “fez coisas incríveis com a Tesla”. No entanto, ele não mediu palavras sobre o apoio enfático de Musk ao partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha.

“Para a Alemanha, o fato de alguém de fora da Alemanha endossar partidos políticos de direita não é algo desprezível”, disse Lohscheller, que nasceu em Bocholt, na Renânia do Norte-Vestfália. “Você quer saber o que eu penso sobre isso? Acho que é totalmente inaceitável. Totalmente inaceitável. Não se deve fazer isso. Isso é pura arrogância, e essas coisas não vão funcionar.”

Musk não respondeu imediatamente a um pedido de comentário enviado por e-mail. As entregas de veículos da Tesla diminuíram no ano passado pela primeira vez em mais de uma década.

A Polestar foi desmembrada da Volvo Car pela montadora sueca e sua controladora chinesa, a Geely Holding Group, há quatro anos. Suas ações listadas nos EUA despencaram 92% desde a estreia da empresa no mercado em junho de 2022. As ações da Tesla subiram 73% nesse período.

Lohscheller, ex-diretor da montadora alemã Opel, tornou-se CEO da Polestar em outubro. Seu antecessor, Thomas Ingenlath, liderava a empresa desde 2017.

Lohscheller espera que a Polestar aumente as vendas no varejo em até 35% ao ano nos próximos três anos, mudando para um modelo de concessionária mais tradicional e lançando novos veículos, incluindo um SUV compacto. Anteriormente, a empresa adotou uma abordagem semelhante à da Tesla para o varejo, permitindo que os compradores de carros chutassem os pneus e reservassem test drives nos showrooms enquanto recebiam pedidos on-line.

“É tão óbvio que coisas básicas estavam sendo perdidas”, disse Lohscheller sobre os primeiros anos da Polestar. “Se você não tem um modelo de vendas ativo em um setor que é ultracompetitivo, isso é uma grande falha.”

A Polestar está gastando cerca de US$ 110 milhões por mês, um nível que o diretor financeiro Jean-Francois Mady considerou insustentável e inaceitável durante uma reunião com investidores na semana passada. A empresa planeja resolver esse problema reduzindo o estoque e as despesas de capital depois de gastar muito para lançar o veículo utilitário esportivo Polestar 3, o cupê SUV 4 e o sedã esportivo 5.

Depois de encerrar o terceiro trimestre com US$ 501 milhões em caixa, a Polestar garantiu mais de US$ 800 milhões em dezembro de bancos que não foram identificados. A empresa está procurando obter mais US$ 400 milhões por meio de uma linha de crédito que deverá estar disponível antes do final deste mês.

“Primeiro, teremos que reduzir significativamente as necessidades de financiamento”, disse Lohscheller na quarta-feira. Uma vez que a Polestar mostre progresso nessa frente, disse ele, garantir um investimento de capital que permita que a empresa execute nos próximos três anos é “da maior importância”.

Exit mobile version