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Ambev faz patrocínio de R$ 25 milhões no Carnaval de São Paulo

Especialistas apontam necessidade de marcar presença após 2 anos sem o evento.

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A Ambev (ABEV3) investiu mais de R$ 25 milhões para ser a patrocinadora oficial do Carnaval da cidade de São Paulo (SP) em 2023, conforme divulgou recentemente a Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura de São Paulo.

O investimento vem depois de 2 anos sem Carnaval por causa da pandemia. Especialistas ouvidos pelo InvestNews apontam que o valor do investimento é considerável, mas é uma oportunidade que a marca tem de retomar o diálogo com temas (eventos) completamente associados a ela.

Gabriel Rossi, professor de Consumo e Marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), menciona que “já não é mais nem questão de escolha para a Ambev participar desse evento”, pois a ideia de cerveja já está completamente associada ao Carnaval.

“O Carnaval é um evento importante para a Ambev porque primeiro tem toda uma visibilidade televisiva. E para uma marca que precisa se manter na posição, [considerando que] tem novos players, isso é importante. Também porque você acaba com certeza incentivando o consumo…”, explica.  

Para ele, o comportamento das pessoas mudou durante a pandemia, os consumidores começaram a repensar sobre a forma de uso da bebida e o vinho ganhou uma participação muito mais incisiva no cotidiano, portanto a Ambev neste momento precisa incentivar as pessoas a retomarem, de alguma forma, o consumo da cerveja. 

Por outro lado, números mostram que o retorno de grandes eventos impulsionaram o consumo de cerveja em 2022, alcançando o volume de cerca de 15,4 bilhões de litros, crescimento de 8% em relação a 2021, segundo levantamento da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International, para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (SINDICERV).

Vera Pacheco, professora do curso de Publicidade e Propaganda da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), comenta que o investimento da Ambev foi “bastante considerável”, mas a empresa não poderia deixar de participar do evento porque muitas de suas linhas de bebidas “têm no DNA o carnaval”. 

“Além da visibilidade… as vendas com certeza irão aumentar nesse período, seja nos pontos de vendas normais como de vendedores ambulantes”, comenta. 

Procurada pelo InvestNews para comentar sobre a estratégia e as perspectivas em relação ao patrocínio do Carnaval na capital paulista, a Ambev respondeu que não iria se pronunciar.

Qual é o risco?

“Todas as ações, principalmente desse porte, durante o Carnaval, tem um tipo de risco”, é o que diz Rossi, da ESPM. 

Para ele, associações da imagem da marca, principalmente na internet, em contextos não condizentes ou questionáveis podem ser prejudiciais, além do próprio comportamento dos consumidores. “Você está lidando com pessoas… mas no final das contas vale a pena, sim”, diz o professor. 

Pacheco, da FAAP, acredita que a empresa e seus parceiros devem estar preparados para possíveis imprevistos no evento. “Profissionais bem preparados sabem lidar com isso e com certeza os parceiros que a Ambev trabalha para realização do projeto são ótimos profissionais”, diz.

Ambev no Carnaval da Cidade de São Paulo

REUTERS/Paulo Whitaker

A Ambev irá marcar presença nos eventos que ocorrem na cidade nos dias 11 e 12 de fevereiro (pré-Carnaval), 18 a 21 de fevereiro (Carnaval) e 25 e 26 de fevereiro (pós-Carnaval). Neste período, 511 desfiles espalhados por todas as regiões da capital devem acontecer. 

A Prefeitura de São Paulo estima que 15 milhões de foliões devam ir às ruas entre essas datas. 

Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, diz que a festa na cidade será livre, democrática e descentralizada. “São muitas pessoas participando da organização, cuidando da infraestrutura, segurança, saúde e, também, temos o foco em ações relacionadas ao trabalho infantil e ao assédio.”

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