Negócios
Ambev lidera ranking de empresas com maior reputação ESG
O ranking baseado no número de citações positivas ou negativas na imprensa.
A companhia de bebidas Ambev (ABEV3) liderou o ranking das empresas com maior reputação Environmental, social and governance (ESG) referente ao ano de 2022, segundo estudo divulgado nesta terça-feira (13) pela Insight Comunicação, com apoio do Bradesco e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Na sequência, vieram a produtora de celulose Suzano (SUZB3) e a mineradora Gerdau (GGBR3). O ranking é baseado no número de citações positivas ou negativas na imprensa.
Pela metodologia do ranking, especialistas apontam que a colocação das companhias nem sempre significa maior volume de projetos ou investimentos atrelados a ESG, mas na verdade é sobre a visibilidade que elas têm.
“Esse ranking tem muito a ver com a publicidade, com notícia, com informação… Eu acho que tem esse viés, todo ranking tem um viés. Por isso, as empresas que têm notoriamente mais publicidade, no conceito macro da palavra, acabam se destacando”, diz Roberto Gonzalez, consultor de governança corporativa e ESG.
Ele explica ainda que muitas dessas empresas acabam fazendo mais ações para neutralizar os impactos negativos de seus negócios, por isso acabam aparecendo mais. No caso de organizações que já consolidaram suas marcas no tema ESG, geralmente elas tendem a investir menos em disseminação.
Marcela Kasparian, sócia fundadora da Semeare, avalia que as empresas têm feito investimentos e demonstrado algum comprometimento com a agenda ESG. Por outro lado, ela também menciona que a definição para líderes ESG pode variar dependendo das métricas, critérios e perspectivas utilizadas na avaliação. Neste caso, o ranking é sobre visibilidade na imprensa.
“Embora eu reconheça os esforços destas 3 empresas líderes desse ranking, pessoalmente não as consideraria líderes reais em ESG… A sustentabilidade ambiental é um componente crucial da agenda ESG, e empresas que causam impactos significativos ao meio ambiente podem ser questionadas em relação à sua liderança nessa área.”
Marcela Kasparian, sócia fundadora da Semeare.
Ela conclui que acredita que existem “outras empresas que têm se destacado mais e têm implementado práticas mais abrangentes e impactantes com uma abordagem mais holística e integrada, levando em consideração todos os aspectos do ESG em suas operações e estratégias de negócios”.
Metodologia
O ranking foi realizado a partir da medição das citações positivas e negativas das empresas na imprensa. Foram coletadas mais de 100 mil menções à temática ESG em 2 mil veículos por meio de ferramentas de busca com o suporte tecnológico.
Após as informações serem filtradas, foi possível chegar a uma lista final com 14 mil notícias dos 50 veículos nacionais de maior relevância. Nessa base de dados, com iniciativas, projetos e investimentos ESG, foi aplicado o algoritmo que permitiu associar as informações levantadas com a lista das 500 maiores empresas do Brasil.
A partir dessa base de dados estruturada, foi aplicada inteligência artificial para realização da análise de sentimento e, após os cruzamentos, tratamento e compilação das informações, foi calculado o Índice de Imagem ESG para cada empresa.
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