Negócios
B3 vai acelerar carreira de funcionárias negras
Serão oferecidas 25 vagas de mentoria para mulheres em cargos de analista sênior e coordenadoras.
A B3 (B3SA3) anunciou nesta quarta-feira (27) que pretende acelerar a carreira de mulheres negras dentro da companhia. A iniciativa faz parte da segunda edição do programa de mentoria para mulheres da bolsa, anunciada nesta segunda-feira (25) em evento do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Serão 50 vagas, das quais 25 destinadas a mulheres negras.
O evento foi realizado por dois núcleos de diversidade da B3, o Bl4ck e o El4s, e contou com a presença de Solange Feliciano, head de Diversidade e Inclusão na Alicerce Educação, e Nadja Brandão, líder do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil, além de funcionárias da B3.
Podem participar do programa de mentoria mulheres em cargos de analista sênior e coordenadoras, que poderão se inscrever até o início de agosto. Além de mentoria, as selecionadas participarão de trilhas de conhecimento em desenvolvimento de liderança ao longo de 1 ano, com início em 9 de setembro.
Segundo a B3, nesta edição do programa, a seleção dos mentores – que também exercem papel de sponsors das mentoradas dentro da companhia – será composta por 70% de mulheres e 30% de homens que ocupam cargos de liderança na B3.
A iniciativa faz parte da agenda de diversidade e inclusão da bolsa. Em 2022, todos os gestores a partir do nível de superintendência também têm entre suas metas a ampliação da diversidade em suas equipes.
Em 2021, a B3 foi a primeira bolsa do mundo a emitir um Sustainability Linked Bond (SLB), no valor de US$ 700 milhões, vinculado ao cumprimento de metas de diversidade, incluindo a de atingir 35% de mulheres em cargos de liderança até 2026.
Além da mentoria para cargos de liderança, a B3 promoveu um programa de estágio para jovens negros, dos quais 60% já foram efetivados. A iniciativa triplicou a representatividade de pessoas negras em posições de estágio, além de oferecer mentoria para acelerar a carreira desses jovens. Também foi desenvolvido um programa de capacitação em mercado financeiro para pessoas negras, com trilha de desenvolvimento voltada para colocação no mercado de trabalho.
Veja também:
- Como cobrar um cliente: 6 técnicas para não desgastar o relacionamento
- Como viver de renda: quanto dinheiro é preciso ter e onde investir?
- Quais são as 10 profissões do futuro com a chegada do metaverso?
- 41 profissões em alta para 2022: veja as áreas mais promissoras
- Profissões em alta para 2023: confira 55 cargos promissores