Com maior safra de café em 4 anos, Vietnã pode aliviar a escassez de oferta global

Produção de café do Vietnã vive boas condições, com a colheita prevista para começar no próximo mês

Por

O Vietnã deve colher sua maior safra de café em 4 anos, o que pode ajudar a aliviar a oferta e pressionar os preços globais.

A produção deve aumentar para 1,76 milhão de toneladas na safra 2025-26, de acordo com a estimativa feitas por traders, produtores, exportadores e analistas consultados pela Bloomberg News. O volume será 6% maior do que o que foi colhido no ano passado e equivalente a cerca de 29,4 milhões de sacas de 60 quilos.

“Os cafeeiros estão vivendo boas condições, com a colheita prevista para começar no próximo mês”, disse Trinh Duc Minh, presidente da Associação de Café Buon Ma Thuot, na província de Dak Lak, a maior região produtora do Vietnã. “O clima tem sido favorável à safra, com chuvas abundantes.”

O Vietnã é o maior produtor mundial de robusta, a variedade frequentemente usada em cafés instantâneos e expressos. Um fluxo maior de grãos no mercado pode ajudar a suprir a escassez global após safras abaixo do esperado nas duas temporadas anteriores e ajudar a reduzir os preços, que dispararam 42% no mês passado.

Preços do café

Os preços do café registraram novas oscilações esta semana.

Preocupações com a oferta restrita do Brasil, tarifas americanas e realização de lucros levaram os preços no mercado futuro em Nova York se aproximarem de um recorde.

“Embora as preocupações do mercado tenham se voltado para uma potencial escassez do café arábica, o aumento da disponibilidade do robusta do Vietnã e do Brasil oferece às torrefações uma alternativa mais acessível e em menor preço”, disse Laleska Moda, analista da Hedgepoint Global Markets. “Também estamos observando uma mudança notável na demanda por robusta este ano.”

Uma colheita de 29,4 milhões de sacas de 60 quilos nesta temporada seria a maior do Vietnã desde 2021, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, que prevê 31 milhões de sacas para 2025-26. As estimativas da pesquisa variaram de 1,62 milhão de toneladas a 1,9 milhão de toneladas, ou 27 milhões a 32 milhões de sacas.

Consumo de café

Os agricultores vietnamitas investiram mais no manejo devido aos preços mais altos e agora estão se preparando para a rodada final antes da colheita. Alguns até expandiram sua área de cultivo.

Ainda assim, as atuais condições climáticas continuam cruciais para a safra como um todo. O excesso de chuva durante a colheita pode atrapalhar a secagem, atrasar os embarques e ameaçar a qualidade do grão.

E, apesar da previsão de maior produção, o aumento do consumo dentro do próprio Vietnã pode prejudicar as exportações, de acordo com Daryl Kryst, vice-presidente de commodities agrícolas e agrícolas na Ásia da StoneX, com sede em Singapura.

Ele prevê um aumento de cerca de 22% no consumo local, para 4,9 milhões de sacas, na safra 2025-26, acrescentando que os estoques globais permanecem escassos, o que manterá os preços elevados no curto prazo.

Exit mobile version